Advento rezado em família

Associação de Pais do Colégio São João de Brito disponibiliza uma proposta de caminhada para as famílias.

Associação de Pais do Colégio São João de Brito disponibiliza uma proposta de caminhada para as famílias.

O Advento chega no domingo. E este ano, tal como em anos anteriores, a Associação de Pais do Colégio São João de Brito disponibiliza uma proposta de caminhada para as famílias. Este caderno de Advento foi feito em colaboração com pais, professores, jesuítas, membros do conselho da direção do Colégio São João de Brito e do Colégio das Caldinhas e membros do CVX Girafas e pais do antigo Colégio da Imaculada Conceição.

A introdução a este caderno, que transcrevemos em baixo, cabe ao diretor-geral do Colégio São João de Brito, P. Pedro Rocha Mendes. A proposta pode ser consultada e descarregada aqui.

 

UM TEMPO CHEIO DE ESPERANÇA

Depois de anos inesperadamente duros, que nos fecharam em casa e que, em tantos casos, limitaram também os nossos corações e nos impediram de estarmos e sermos mais para os outros, eis-que nos é oferecido um tempo novo e forte, cheio de motivos de gratidão e também de desafios à abertura aos outros e ao mundo!

Por um lado, o Colégio de São João de Brito faz 75 anos e obriga-nos a uma salutar e imprescindível visita agradecida ao passado, fazendo-nos recordar a condição de filhos e herdeiros de uma história, de um caminho e de um modo de ser e estar que não podemos deixar de perpetuar. Somos e seremos sempre aqueles que foram educados para o amor e para o serviço! Cabe-nos levar aos outros e ao mundo a Luz de Cristo, que recebemos no contacto com esta casa e que nos desafiará sempre a iluminar outras vidas.

Mas, este ano, será também ocasião para abrir o coração ao mundo, uma vez que o nosso país tem a graça e o privilégio de receber o Papa e, com ele, milhares e milhares de jovens do mundo inteiro. A JMJ será uma ocasião, mais do que privilegiada, para exercermos o dom da hospitalidade, do acolhimento e da alegria. Que maravilha que a terra de Santa Maria possa receber o vigário de Cristo e, com ele, tantos jovens de todas as partes do mundo!

Neste início de advento, é bom poder focar a nossa atenção nos aspetos da gratidão e da generosidade. De facto, apesar do advento ser um tempo penitencial, encontramos nele uma dimensão muito prática, mais ligada ao fazer do que ao renunciar. Como se a quaresma fosse tempo de deixar e o advento tempo de dar. Agora que nos dispomos a preparar o coração para a chegada do Salvador, que melhor maneira de O acolher que não esta de nos encontrar de coração aberto e agradecido, mas também com um desejo grande de ouvir a Sua Voz e fazer a sua vontade?

Disponhamo-nos a viver bem este tempo que a Igreja nos oferece e que deseja que possa ser, para cada um, um verdadeiro sobressalto no modo de viver egoísta, consumista e autocentrado em que tantas vezes caímos. Que cada um dos dias deste caminho seja vivido com o desejo sincero de mudança, de abertura à palavra de Deus e de transformação do nosso coração. Que estes dias de oração pessoal e em família sejam esse início de vida nova que nos é pedida em cada um destes tempos penitenciais. E que essa conversão se reflita, acima de tudo, numa vida mais focada nos outros e nas suas necessidades. Uma vida para os outros, que é a melhor definição – e elogio – que um cristão pode receber!

Um bom e santo tempo de Advento!

P. Pedro Rocha Mendes

CADERNO DE ADVENTO

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.