“Escutar é mais do que ouvir”, a frase que serve de título para o Editorial do número de Agosto/Setembro oferece-nos uma reflexão sobre um caminho mais comprometido, inclusivo e atento para o futuro da Igreja.
Na secção de Atualidade, um texto de Pedro Vaz Patto acerca da recentemente aprovada Resolução do Parlamento Europeu sobre a «situação da saúde e direitos sexuais e reprodutivos na União Europeia», e ainda a análise de Nuno Sampaio sobre a crise governativa da Suécia.
Gonçalo Ribeiro Telles escreve sobre a instauração do medo e da desconfiança na Europa dos dias de hoje, e Maria Albuquerque sobre os desígnios do planeamento da cidade e o impacto das nossas escolhas de mobilidade.
Acílio Estanqueiro Rocha alerta-nos para o “Mal Invisível” num futuro período pós-pandemia, Alfredo Teixeira “desenha-nos” um mapa material e espiritual para a cidade na secção de Religião, e José Bruto da Costa, nas Artes e Letras, pergunta: onde para o património musical português?
Podcast com os editores da revista
Nesta edição, junta-se ao P. António Júlio Trigueiros SJ e à Madalena Tamen, o novo membro da equipa editorial — o P. José Frazão Correia SJ. O editores destacam o ensaio de Maria Albuquerque que procura educar-nos para uma maior responsabilidade das escolhas que fazemos na utilização de transportes; o artigo de Alfredo Teixeira que traz um olhar sobre a incidência espacial do espaço religioso na cidade e a sua expressividade visual; e a recensão da artista plástica Maria Appleton à exposição “Tudo o que eu quero” — a visão de alguém que tem prática daquilo que observa. Para ouvir aqui.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Sugestão Cultural Brotéria
Esta secção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.
Conheça melhor a Brotéria