A playlist de Miguel Fontes para os profissionais de saúde

Retomamos as playlists do Ponto SJ, a primeira com uma dedicatória especial aos profissionais de saúde.

Retomamos as playlists do Ponto SJ, a primeira com uma dedicatória especial aos profissionais de saúde.

É tempo de olharmos para todos os profissionais de saúde e reconhecermos que de heróis se tratam. E, como tal, fazemos a nossa parte rezando pelas suas vocações. Homens e mulheres que, na “frente de batalha”, enfrentam e veem o inimaginável.

É também tempo de ficar em casa, participando ativamente nesta luta contra a Covid-19. Esta pandemia mostrou-nos que os afetos são muitas vezes por nós desvalorizados; pois um beijo melhora um dia, um abraço muda vidas. Vamos, juntos, vencer este tempo de provação.

1 – Go Back Home – FKJ

Queremos muito voltar a sair de casa, estar livremente na rua, passear, estar com amigos e ir jantar fora. Mas talvez faça sentido pensar que estes heróis de que falamos, todos os profissionais de saúde que estão a dar a vida pelas nossas vidas, querem voltar a casa. Voltar para as suas mulheres, maridos, filhos, pais, avós, amigos. Em vez disso, voltam para casa sozinhos… “I don’t wanna go back home. I don’t wanna go back alone” 

2- Luar do Sertão – António Zambujo

As saudades de casa são muitas. Recordemos isso. Agradecemos isso… “que saudade do luar da minha terra”.

3 – Avesso – Viela dos Abraços

Esta pandemia virou a vida de muitos do avesso, mas os avessos podem ser começos para uma nova vida…Por isso, “reviremos do avesso a solidão”.

 

4 – Luz de Presença – Viela dos Abraços

Na incerteza do futuro resta-nos a esperança e a calma de acreditar num Deus que não nos deixa.

5 – O Seu Amor – Ofertório (Caetano/Tom/Moreno/Zeca Veloso)

O amor pelos outros, pelo ambiente, pela casa comum, não pode desvanecer-se com as incertezas que hoje vivemos. Tempos difíceis pedem novas formas de fortalecer relações e amizades. Que as pessoas que nos rodeiam sejam a prova mais palpável da presença de Deus nas nossas vidas.

6 –  Entrelaçados – Viela dos Abraços

O desejo de que chegue o dia em que derrotamos esta pandemia traz esperança.

7 –  Sentir o Sol – 4 e meia

A azáfama de um dia cheio não deixa, muitas vezes, perceber a quantas vamos, que horas são, se está sol ou chuva. Que esta música relembre a maravilha das pequenas coisas que, ainda há pouco tempo, tomávamos como garantidas.

+1 –  Fly away – Tones and I

 

Fotografia – Charles Deluvio – Unsplash

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.