1. Como mel para a boca
Envolvidos pela música soul em Do Cabaré para o Convento 2, com esta interpretação de Oh Happy Day aguardamos ansiosamente o Happy Day que celebraremos dentro de algumas horas! 😊
2. O texto bíblico
Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida.
E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.
Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo. O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.»
De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:
«Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens do seu agrado.» (Lc 2. 1-14)
3. O esclarecimento
No Novo Testamento, dois dos quatro Evangelhos relatam o episódio do nascimento de Jesus em Belém: o Evangelho segundo São Lucas e o Evangelho segundo São Mateus.
| A noite Santa |
O nascimento pobre sobre o qual São Lucas tanto insiste (contrariamente a São Mateus) continua a inspirar os artistas.
Propomos-lhe descobrir um tríptico de Fritz von Uhde que faz uma interpretação admirável do texto bíblico.
| Maria |
No centro de um abrigo assolado pelos ventos do inverno, o clarão de uma lanterna deixa rastos de uma cor quente sobre a silhueta de Maria, sentada num velho colchão. Envoltos nesse nimbo pálido e coroados por uma auréola evanescente,
a Mãe e o Menino
virados um para o outro
unem-se através do fogo da mais ardente Caridade.
Marie transborda de carinho, só tem olhos para o Filho. As suas mãos parecem rezar-Lhe já, pois só através da oração se pode acolher a glória de Deus que irrompe deste nascimento:
Deitado sobre o seu manto cor terra,
O seu bebé é essa Semente vinda da Casa de David
outrora anunciada pelos profetas!
No despojo desta cena campestre resplandece a humildade de Deus que se encarna.
| José |
Oculto na sombra da escada, à esquerda, virado para o exterior, José está perplexo. Pretenderá captar o significado desta cena olhando para o exterior? Como que para lhe responder, o céu parece tingir-se de uma auréola luminosa:
Será a aurora da salvação, outrora anunciada por Isaías?
| Os anjos e os pastores |
A resposta é dada pelos dois painéis laterais do triptíco:
- A luz vem, de facto, do Céu: à direita, os anjos, rodeados de crianças, cantam a paz sobre a terra para os homens de boa vontade.
- E estes homens estão precisamente à esquerda. Chegam em grande número, vestidos de farrapos, símbolos da humanidade envelhecida que esperava pela novidade absoluta deste Nascimento.
Tal como Maria, José, os anjos, os pastores, São Lucas e … Fritz von Uhde, desejamos que neste Natal de 2019 todos aprendamos a captar esta Luz do Novo Dia, mesmo quando a existência nos parece fria e sombria!
4. Uma palavra final
Acolhamos de novo a proposta reconfortante da obra-prima do bom velho pároco de Georges Bernanos :
“Mas quem é que pode impedir estes imbecis de refazer, a seu modo, o “drama da Incarnação”, como eles dizem? Eles, que se julgam obrigados, para manter o prestígio, a vestir de fantoches os seus modestos juízes de paz, ou a coser galões nas mangas dos controladores dos caminhos de ferro, só poderiam mesmo envergonhar-se de confessar aos incrédulos que o único drama, o drama dos dramas – porque não há outro – foi representado sem decorações nem passamanarias.
Ora vê lá bem! O Verbo fez-Se carne, e os jornalistas daquele tempo nada souberam. No entanto, a experiência de cada dia ensina-lhes que as verdadeiras grandezas, mesmo humanas, o génio, o heroísmo, o próprio amor – o seu pobre amor – são dificílimas de reconhecer! […] A santidade de Deus! A simplicidade de Deus, a tremenda simplicidade de Deus!”
(Georges Bernanos, Diário de um páraco da aldeia, Paris : Plon, 1936.)
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Ajude os Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém a difundir a sabedoria e a beleza que nasceram das Escrituras. Obrigado pela sua generosidade e por acreditar no projeto!
Um projeto cultural, destinado ao grande público, da responsabilidade dos Frades Dominicanos da École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém.
Sob a direção dos Frades Dominicanos de Jerusalém, mais de 300 investigadores do mundo inteiro estão a desenvolver um trabalho de tradução e anotação das Escrituras, que será oferecido numa plataforma digital que recolherá mais de 3000 anos de tradições judaico-cristãs. Para saber mais, clicar aqui.
PRIXM é o primeiro projecto, destinado ao grande público, fruto deste trabalho. A iniciativa quer estimular a redescoberta dos textos bíblicos e dar a conhecer tudo o que de bom e belo a Bíblia inspirou ao longo dos séculos e até aos nossos dias.