Os jesuítas lançam hoje a APP “Jesuit Pilgrimage”. Esta aplicação gratuita para smartphone pretende dar uma experiência íntima dos locais que ajudaram a fazer de Inácio de Loyola um santo e que o levaram à escrita dos Exercícios Espirituais, um manual para ajudar as pessoas a descobrir Deus de uma forma pessoal e apaixonada.
Através de mapas, fotografias em 360 graus, meditações de áudio e texto, os utilizadores podem visitar cada um dos locais transformadores da viagem de Inácio, deixando que esses lugares falem, tal como o fizeram com o peregrino Inácio há 500 anos.
A APP lançada hoje em todo o mundo está disponível em inglês, espanhol, italiano e francês, tanto para Android quanto para iOS.
Com esta aplicação, é possível fazer uma peregrinação pelos locais inacianos, sem sair de casa a partir de qualquer parte do mundo. Pretende ser também uma ajuda para quem viaja por um destes 44 locais que marcaram a história de Inácio.
“A história da conversão de Inácio pode impactar-nos a todos”, considera o P. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus. “É minha esperança que esta aplicação ajude as pessoas a encontrar inspiração e que possa renovar as suas relações. Através desta aplicação desejamos mostrar o caminho para Deus a tantos que hoje estão sedentos de sentido e liberdade e uma maneira diferente de viver”.
A transformação de Inácio pecador em santo foi longa. Foi uma aventura espiritual, em que lutou, sonhou e conheceu lugares profundos dentro de si mesmo. Descobriu também a capacidade de ajudar os outros. Agora qualquer pessoa com um dispositivo móvel pode experimentar essa mesma viagem.
Com “Jesuit Pilgrimage”, os visitantes podem experimentar as e os sons de cada local, meditando com jesuítas espalhados pelo mundo, enquanto ouvem orações guiadas a partir de locais inacianos tão diversos como Paris, Antuérpia, Londres, Rouen, Montserrat, Jerusalém e Roma. As futuras atualizações incluirão outros lugares inacianos.
“Estou emocionado por podermos oferecer esta experiência a milhões de católicos que nunca poderiam fazê-la em verdadeira peregrinação devido a vários constrangimentos, sejam financeiros ou de saúde”, afirma o P. Vivian Richard SJ, do Gabinete de Comunicação da Cúria Geral dos Jesuítas. “A pandemia da COVID-19 mostrou-nos que não podíamos sair de casa. E foi durante este tempo que nasceu a ideia da APP. Queremos que as pessoas descubram Deus de uma maneira pessoal e apaixonada. É por isso que os jesuítas existem. Esta APP será uma grande ferramenta espiritual para os doentes, idosos ou pessoas como as da minha família, que vivem na Índia e não podem facilmente visitar os lugares inacianos”, acrescentou o jesuíta indiano.
O P. Vivian acredita ainda que esta aplicação pode também transformar uma viagem casual de férias em algo mais profundo.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.