Hoje é dia Mundial da CVX!
No sábado, dia 22 de março, a Comunidade de Vida Cristã (CVX) celebrou o seu Dia Mundial em Cernache. Apesar do dia chuvoso, daqueles que convidam a ficar em casa, a vontade de estar em comunidade falou mais alto. O Espírito Santo tem destas coisas… e assim se reuniram quase 500 pessoas num encontro marcado pela partilha, oração e compromisso.
A atividade “Troca o Passo” ocupou toda a manhã e também a tarde. Foi um exercício de escuta orante, que começou em pares, depois se uniram em grupos de quatro e, mais tarde, em grupos de oito, fomentando o diálogo e a reflexão conjunta. Durante este momento, os participantes foram convidados a meditar sobre três questões essenciais:
Que papel tem a oração na minha história de vida?
Que papel têm os Exercícios Espirituais, o exame inaciano e o acompanhamento espiritual no meu dia a dia?
Que graças recebo a partir destes instrumentos ao longo da minha vida? Que dificuldades e resistências encontro?
A dinâmica evoluiu para a identificação das moções sentidas, refletindo sobre como as ferramentas inacianas têm ajudado na caminhada espiritual de cada um.
Ainda durante a manhã, celebrou-se a Eucaristia, um momento de grande significado e profundidade, enriquecido pela presença de vários padres jesuítas. Durante a missa, foram celebrados os compromissos permanentes de membros da CVX, um momento de entrega e confirmação do caminho nesta espiritualidade.
O almoço decorreu num ambiente informal e familiar, com uma forte preocupação ecológica, refletindo o compromisso da comunidade com o cuidado da criação.
Após o almoço, realizou-se a atividade sobre migrações, o “Círculo do Silêncio”, uma experiência imersiva onde, literalmente, caminhámos juntos no pavilhão, refletindo sobre a realidade dos migrantes e deslocados.
Um dos pontos altos deste dia foi o concerto liderado pela equipa mais jovem, que nos levou a uma odisseia na música, desde os anos 70 até aos anos 2020. Todos partilhámos o que mais marcou a nossa juventude, mas através da música. Havia minis e tremoços para todos, uma grande plateia composta por famílias, muitas crianças e adultos que voltaram a ser jovens. A dupla Maria Arez e Miguel Leitão animaram a tarde e conseguiram pôr toda a gente a cantar e a dançar. Foi assim que se encerrou a celebração dos 50 anos da CVX.
O Dia Mundial CVX em Cernache foi uma jornada de comunhão, reflexão e celebração, onde se reafirmou a importância da oração, do discernimento e do compromisso na vida cristã. Mais do que um encontro, foi uma verdadeira experiência de fé partilhada.