Congregação Provincial refletiu sobre missão da Companhia de Jesus

Os jesuítas portugueses elegeram o P. António Valério como seu representante à Congregação de Procuradores e refletiram sobre a missão da Companhia a nível universal e local.

Decorreu em Soutelo, Braga, entre 18 e 22 de abril, a Congregação Provincial da Companhia de Jesus em Portugal. Este encontro juntou 50 jesuítas e aconteceu na sequência da convocação, por parte do Superior Geral dos Jesuítas, da Congregação de Procuradores, encontro extraordinário de representantes de todas as províncias jesuítas do mundo que começará no dia 15 de maio de 2023 em Loiola – Espanha.

De acordo com as fórmulas da Companhia, uma das principais competências da Congregação Provincial é eleger um procurador à Congregação de Procuradores, ou seja, um jesuíta português que representará a Província Portuguesa nesta reunião magna internacional. Para esta missão os jesuítas portugueses elegeram o P. António Valério e como seu substituto, em caso de surgir algum impedimento o P. Miguel Gonçalves Ferreira.

P.%20Ant%C3%B3nio%20Val%C3%A9rio%20(%C3%A0%20direita)%20foi%20eleito%20Procurador%20dos%20Jesu%C3%ADtas%20Portugueses%20e%20o%20P.%20Miguel%20Gon%C3%A7alves%20Ferreira%20(%C3%A0%20esquerda)%20como%20seu%20substituto.
P. António Valério (à direita) foi eleito Procurador dos Jesuítas Portugueses e o P. Miguel Gonçalves Ferreira (à esquerda) como seu substituto.

A Congregação de Procuradores é um órgão da Companhia de Jesus que reúne apenas de tempos a tempos, entre os períodos que separam as várias Congregações Gerais, órgão máximo cuja missão é eleger o Superior-geral. Deste modo. A Congregação de Procuradores reúne-se para analisar temas importantes da vida da Companhia que são identificados em cada província ou a nível mundial, e para estudar e discernir sobre outros assuntos definidos  pelo P. Geral.

Alguns dos temas que serão discutidos na Congregação de Procuradores são previamente debatidos em cada Congregação Provincial, de acordo com o que seja determinado pelo Geral da Companhia de Jesus. Deste modo, os jesuítas reunidos em Soutelo nos últimos dias dedicaram parte do seu tempo de oração, partilha e reflexão às Preferências Apostólicas Universais e à pastoral juvenil inaciana e a sua ligação à promoção vocacional jesuíta.

Além disso, por determinação do Provincial, P. Miguel Almeida, os jesuítas portugueses refletiram ainda sobre o seu estilo de vida e missão e sobre a missão da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais em Braga. Houve ainda outros assuntos, relativos à vida interna da Companhia de Jesus, que deram origem a tempos de discernimento e debate. A congregação teve início na noite de segunda-feira e terminou ao final da manhã de hoje.