Comunicadores da Companhia de Jesus reunidos em Madrid

As Preferências Apostólicas Universais, a gestão comunicativa das crises e o trabalho em rede foram alguns dos temas tratados pelos responsáveis por gabinetes de comunicação, projetos digitais e webmasters da Companhia de Jesus na Europa.

Entre 14 a 17 de Maio, teve lugar em Madrid o JesWebCom: encontro da rede de responsáveis por gabinetes de comunicação, projetos digitais e webmasters da Companhia de Jesus na Europa. Estiveram presentes 38 pessoas provenientes de 20 países, a maioria leigos que colaboram com a Companhia de Jesus. Para além dos países europeus, estiveram também representantes da Companhia de Jesus noutros continentes: América Latina, África e Ásia.

As Preferências Apostólicas Universais (PAU) foram o tema que ocupou grande parte do primeiro dia de encontro. O P. John Dardis, sj, assistente do Geral dos Jesuítas P. Arturo Sosa, orientou esta parte dos trabalhos na qual se definiu o horizonte comunicativo no que respeita às PAU. A reflexão iniciou-se com um tempo de exposição que deu lugar a momentos de reflexão pessoal e trabalho em grupos.

No segundo dia, os participantes dedicaram-se a analisar diferentes situações de crise ocorridas em instituições da Companhia de Jesus em Espanha e o modo como estas foram trabalhadas do ponto de vista comunicativo. O responsável pelo Gabinete de Comunicação dos jesuítas em Espanha, o P. José María Olaizola sj, coordenou esta sessão que contou ainda com intervenções de Elena Rodríguez, do Gabinete de Comunicação da Província de Espanha e de Carlos de la Cruz, Diretor de Comunicação da Universidade de Comillas. Os casos apresentados foram posteriormente analisados pelos participantes, tendo dado lugar a uma partilha de diferentes experiências.

Neste mesmo dia, esteve presente no encontro o Provincial espanhol dos jesuítas, P. Antonio España. Na homilia que proferiu durante a Eucaristia, António España sublinhou “a importância de anunciar boas notícias numa Europa confrontada com graves problemas como a migração, a falta de coesão e as ameaças ao projeto europeu, a busca de sentido pelos jovens, a velocidade da cultura contemporânea e outros”. O jesuíta espanhol referiu ainda “a necessidade de comunicar a fé num mundo que por vezes se fecha à dimensão religiosa”.

Foto%20de%20F%C3%A9lix%20Cuadrado%20
Foto de Félix Cuadrado

Na última manhã do encontro, Jane Hellins, do Gabinete de Comunicação da Província Britânica, apresentou um protocolo com orientações para o modo como os Jesuítas e aqueles que gerem fermentas digitais de comunicação ligadas à Companhia de Jesus devem estar presentes na internet. Ainda durante esta manhã, o P. Dani Villanueva, sj, presidente das ONGD espanholas Entreculturas e Alboan, fez uma intervenção onde sublinhou a necessidade de um trabalho em rede focado em questões concretas e que possa dar lugar a uma verdadeira colaboração entre jesuítas e leigos de diferentes países e contextos.

Nos diferentes momentos deste encontro foi sublinhada a necessidade de reforçar a centralidade da comunicação e de colocá-la ao serviço da Missão.

Como é costume nestes encontros, para além dos trabalhos houve oportunidade para tempos de convívio que incluíram uma visita ao Gabinete de Comunicação dos jesuítas espanhóis, ao Museu do Prado e um passeio pelas ruas de Madrid.

Fotografia de destaque: Félix Cuadrado Basas