O Click To Pray foi uma presença surpreendente na Web Summit 2017, que se realizou em Lisboa em novembro. O secretário nacional do Apostolado da Oração, P. António Valério, sj, descreve assim a participação da aplicação oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, salientando que não é habitual uma iniciativa de oração estar num certame de tecnologia, como é a Web Summit.
Durante o dia 7 de novembro, entre as 8h00 e as 18h00, passaram pelo stand do Click To Pray centenas de pessoas, maioritariamente estrangeiras, que felicitaram os representantes da aplicação pelo facto de a Igreja estar presente numa iniciativa deste género. Muitos utilizadores do próprio Click To Pray marcaram presença junto deste espaço de exposição, agradecendo o trabalho desenvolvido e as propostas de oração apresentadas diariamente.
«Uma aplicação católica para rezar com o Papa, presente entre várias startups, chamava a atenção», refere o sacerdote jesuíta. E acrescenta: «as pessoas mostravam-se surpreendidas e agradadas, por não saberem que a Igreja estava presente ao nível das novas tecnologias».
Surpresa foi também a reação sentida pelos membros do juri do Pitch 2017, onde o Click to Pray apresentou a história do seu desenvolvimento e os desafios que enfrenta. «Foi uma apresentação muito interessante», diz o P. António Valério, sj. Os jurados, todos estrangeiros, «mostraram interesse no modelo de negócio e quiseram saber como funcionava e quem geria os conteúdos».
O P. António Valério vê esta presença na Web Summit como «uma forma de evangelização» e de «desmontar preconceitos», além de ser uma oportunidade de estabelecer vários contactos», quer com investidores, de modo a perceber possíveis modelos de financiamento que podem ser aplicados no futuro, tendo em consideração o crescimento previsto, quer com a comunicação social portuguesa e estrangeira.
O Click To Pray surgiu em Portugal em 2014 e em 2016 foi adotado como a plataforma oficial de oração pelas intenções do Santo Padre.