Celebrações de Natal no Colégio das Caldinhas

Nas últimas semanas, com a chegada do Advento, o Colégio das Caldinhas foi preparando o Natal através de várias propostas para alunos e educadores.

Nas últimas semanas, com a chegada do Advento, o Colégio das Caldinhas foi preparando o Natal através de várias propostas para alunos e educadores. No meio das normais avaliações do final do período e do trabalho adicional que trazem para alunos e educadores, foi possível assinalar este tempo com diversas iniciativas.

Para além das decorações de Natal que se foram espalhando pelo colégio e nos recordam que está a chegar esta festa tão importante, houve dinâmicas de amigos secretos entre alunos e entre educadores nas diferentes escolas.

Em cada semana do Advento, houve também um tempo de oração preparado por alunos do GRAPA (Grupo de Apoio à Pastoral), num dos intervalos da manhã. Era uma proposta simples e breve que ajudava a parar, no meio da correria do final do período, e a preparar o coração para o Natal. Um grupo de reflexão sobre interioridade do INA lançou igualmente uma proposta semanal de oração para educadores, que estes recebiam por email. Além disso, como habitual nesta época do ano, os alunos que quiseram tiveram a oportunidade de celebrar o sacramento da reconciliação.

Ao longo destas semanas, os alunos foram ainda convidados a um gesto de solidariedade com os seus colegas que passam por alguma situação de carência e cada turma reuniu um cabaz de Natal, para entregar a famílias do Colégio identificadas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno. A Associação Padre Simão Rodrigues, SJ, promoveu também a venda de uma vela decorada pelas crianças da APINA, cuja receita reverte para bolsas de estudo para alunos que atravessam dificuldades económicas.

Nos últimos dias de aulas, celebraram-se várias missas para agradecer o período e assinalar o Natal como Colégio. Na quinta-feira, 16 de dezembro, os alunos do 12.º ano celebraram a missa Rorate, uma tradição antiga da Igreja, em que a luz das velas nos recorda que Cristo é a “luz que brilha nas trevas” e a razão da nossa esperança, como salientou o P. António Pamplona, coordenador da Pastoral, na homilia.

Ao longo destas semanas, os alunos foram ainda convidados a um gesto de solidariedade com os seus colegas que passam por alguma situação de carência e cada turma reuniu um cabaz de Natal, para entregar a famílias do Colégio identificadas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno.

No dia seguinte, o 1.º e 2.º ciclos celebraram uma missa de Natal, onde alguns alunos do GRAPA fizeram uma pequena encenação do Evangelho do nascimento de Jesus. Seguiu-se a eucaristia do 3.º ciclo e secundário do INA, presidida pelo P. Carlos Carvalho, diretor pedagógico do INA, que convidou os alunos a olharem para o presépio e irem lá buscar três coisas: a confiança, gratidão e alegria de Maria e José, que não desistem e não resmungam nas adversidades e são alegres com pouco. Finalmente, na eucaristia da Oficina, o P. Carlos Carneiro, diretor geral, recordou que também Jesus andou numa oficina e aí cresceu e aprendeu a ser pessoa. Neste dia, houve ainda a festa de Natal da ARTAVE, com atuações musicais e teatrais das várias turmas da escola. À noite, a Orquestra de Sopros ARTAVE apresentou um concerto de Natal, com peças de Shostakovich, Borodin, Jacob de Haan e Smith.

Já depois do fim do período, no sábado à noite, dia 18, os Campinácios das Caldinhas trouxeram um toque de verão na sua tradicional festa de Natal, o Natalinácio, que começou com a celebração da eucaristia, seguida de um espetáculo ao estilo dos campos de férias, onde se imaginava como teria sido o nascimento de Jesus em 2021.

Por fim, na terça-feira, 21 de dezembro, na pausa do almoço, entre reuniões de conselhos de turma e balanço do período, os educadores das várias escolas reuniram-se no bar do Colégio, para provar uma sobremesa natalícia e para um breve momento de oração pelo Colégio, pelos alunos e suas famílias e pelos educadores, orientado pelo P. Carlos Carneiro. Nesse mesmo dia, o coro e orquestras ARTAVINHOS (alunos do 7.º e 8.º anos da ARTAVE) apresentaram o seu concerto de Natal.

O fim do 1.º período no Colégio das Caldinhas foi, pois, cheio de vida e atividades, ajudando toda a comunidade educativa a celebrar melhor o Natal. Agora é tempo de descanso e comemorações em família, para que, em janeiro, todos regressem cheios de ânimo e energia.

Veja aqui o vídeo Missa Rorate