A Brotéria dedica a programação deste mês de janeiro à reflexão sobre as desigualdades sociais. As iniciativas arrancam com uma conversa entre o investigador Carlos Farinha Rodrigues (ISEG), especialista em pobreza e desigualdades, e Ana Barata, diretora do Centro Social da Musgueira, sobre o cenário da desigualdade em Portugal e possíveis caminhos para superar a crise social que se avizinha. O tema será “Das estatísticas ao trabalho no terreno: pobreza e desigualdade social” e o encontro acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 7, às 19h00.
Na semana seguinte, no dia 14, às 19h00, outra conversa sobre “Um estado da arte”. O P. Manuel Cardoso SJ, investigador em estudos políticos, entrevista o artista e ativista Miguel Januário, conhecido por ±MaisMenos±, sobre o papel da arte na intervenção social e as questões políticas que motivam o seu
trabalho.
Dois dias antes, na terça-feira, dia 12, às 19h00, decorrerá a Conferência POUSIO “A arte lavra a sociedade — a arte enquanto estímulo da amizade social”. Aproveitando a estadia da POUSIO na Brotéria, a associação desafia à discussão sobre o papel da arte na sociedade, passando pelos temas da amizade social, saúde, direitos humanos, educação, economia e a sua capacidade de comunicar.
Uma semana depois, no dia 19 às 18h30, realizar-se-á o Seminário de História dos Jesuítas: “Res Sinicae, um projeto online de fontes jesuítas sobre a China”, que contará com a participação de Ana Cristina Costa Gomes e Arnaldo Espírito Santo, da Faculdade de Letras UL — Centro de Estudos Clássicos.
Na quinta feira, dia 21, mais uma conversa com dois testemunhos de quem trabalha na linha da frente junto das comunidades marginalizadas. O P. Pedro Quintella, diretor do Vale de Ácor, tem muito tempo de experiência com a reabilitação de toxicodependentes, e a Irmã Júlia Bacelar lida diariamente
com mulheres vítimas de tráfico humano. A Conversa “Vocação para a periferia” acontecerá às 19h00.
Na manhã de sábado dia 23, às 11h, haverá mais um encontro com o P. Vasco Pinto de Magalhães, sj. “Vi-te debaixo do limoeiro: Interpretar e lidar com movimentos interiores” é uma iniciativa que carece de inscrição (em broteria.org). Estes encontros bi-mensais para uma espiritualidade crítica, depois das sessões sobre o Princípio e Fundamento, debruçam-se agora sobre o discernimento de estados de espírito e do bem agir.
Na terça-feira, dia 26, às 19h00, mais uma Conferência POUSIO, desta vez sobre o tema “A arte lavra enquanto direito humano — em que medida é que a arte pode efetivar os direitos humanos?
O Curso da Aula da Esfera, que acontece este mês entre terça e quinta-feira (de 26 a 28) às 19h00 é dedicado a escritoras portuguesas contemporâneas. Não se espere, destes dias, conferências académicas, mas uma conversa hermenêutica e participativa sobre os seguintes textos literários: Karen, de Ana
Teresa Pereira (2016), Um Bailarino na Batalha, de Hélia Correia (2018) e Atrás da Porta e outras histórias, de Teolinda Gersão (2019). Aconselha-se a leitura prévia das obras. O curso tem o custo de 30€, e é conduzido pelo P. Mário Garcia, sj, doutorado em Filosofia. (mais informação e inscrição em broteria.org).
Nos sábados dia 16 e 30, às 11h00, haverá as habituais visitas guiadas à Brotéria.