Descanso e desporto
Uma coisa é certa, desporto e descanso pedem sabedoria na gestão dos tempos e dos modos de estar com equilíbrio consigo mesmo e com os outros, na construção do futuro.
Uma coisa é certa, desporto e descanso pedem sabedoria na gestão dos tempos e dos modos de estar com equilíbrio consigo mesmo e com os outros, na construção do futuro.
Ao voltar ao “já visto”, não ponhamos o crachá e “mais do mesmo”, levantemos a cabeça para a podermos baixar com olhos novos, abertos à surpresa que não virá de fora, mas da atitude que o descanso conquistou.
A espera é mais passiva, a esperança é activa: é uma virtude, uma força interior (e um dom do Espirito) para pôr em prática aquilo que pode ter futuro, aquilo que cada um está convencido que vale a pena e se pode, e deve, manifestar.
A dias de ser lançado publicamente, o Ponto SJ, em articulação com a Editorial A. O. divulga hoje a apresentação que integra o livro e é da autoria do P. Vasco Pinto de Magalhães, profundo conhecedor da obra e do escritor.
Uma meditação do P. Vasco Pinto de Magalhães neste segundo domingo do tempo de Advento. Todos os dias, nos canais da paróquia da Encarnação, uma meditação e pistas para rezar.
Nota explicativa, teológico-espiritual sobre indulgência plenária, concedida pelo Papa, neste Ano Inaciano, aos fiéis que visitarem uma igreja jubilar, acederem ao sacramento da Reconciliação e Eucaristia e rezarem pelas intenções do Papa.
Ponto SJ publica hoje, em primeira mão, um pequeno excerto do novo livro do P. Vasco Pinto de Magalhães, dedicado aos noivos que se preparam para o matrimónio. Livro será lançado no dia 22, às 20h, no CREU, Porto, e terá transmissão online.
Com o acórdão do Tribunal Constitucional, fica claro que não há razão suficiente para legitimar uma eutanásia, apoiada apenas no juízo subjetivo do médico sobre a liberdade do pedido e a insuportabilidade do sofrimento.
A austeridade, bem entendida, pode (e deve) ser um ideal e uma virtude para todos: é uma escolha. Todos (seja qual for a condição) devíamos procurar e poder estar na vida escolhendo: ‘o que faço, digo, dou ou compro, com a medida justa’
O livro de Manuel Sérgio sugerido hoje pela Brotéria reflete sobre a prática do desporto, a ética desportiva e as culturas desportivas e sobre a sua importância como como complemento educativo e humanizante.