Notre-Dame em chamas
O que as chamas consomem em Notre-Dame é um símbolo cultural e religioso da memória coletiva. A crítica do P. João Norton ao filme recentemente estreado e que relata os acontecimentos de 15 de abril de 2019.
O que as chamas consomem em Notre-Dame é um símbolo cultural e religioso da memória coletiva. A crítica do P. João Norton ao filme recentemente estreado e que relata os acontecimentos de 15 de abril de 2019.
Uma meditação do P. João Norton de Matos, sj neste quarto domingo do tempo de Advento. Todos os dias, nos canais da paróquia da Encarnação, uma meditação e pistas para rezar.
Para esta semana, a Brotéria sugere um filme que narra uma viagem especial em torno da ecologia.
Nos nossos dias a Igreja pede à Companhia que se comprometa com um modelo de “evangelização integral”, que compreenda o seu carácter sacerdotal como serviço da fé e promoção da justiça, diálogo com a cultura e o cuidado da nossa casa comum
A morte de Jesus também é lugar de revelação: resume o impacto da morte na vida dos que perdem alguém; resume a dificuldade que temos em conviver com o vazio. No dia de hoje esperamos o encontro, assumindo o vazio.
Exposição sobre o roxo e as cinzas está patente na Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Conta com a curadoria do P. João Norton, sj, que neste texto desvenda um pouco do que lá podemos encontrar.
Como compreender hoje que Deus comunique com os homens, na sua língua, na sua história, de modo a fazer-se compreender?
São peças únicas de combinação litúrgica e artística, da autoria de Matisse, Vieira da Silva e Lourdes Castro. Esta semana a Brotéria sugere, pelas palavras do P. João Norton sj, uma visita obrigatória ao Museu Arpard Szenes-Vieira da Silva
Uma leitura fluida contrapõe-se à dificuldade afetiva intrínseca a um tema que toca feridas internas da Igreja, ainda que nos dê o gosto de as ver tratadas com rigor. O livro de Andrea Tornielli e Gianni Valente é uma sugestão Brotéria.
As Capelas Imaculada e Cheia de Graça, do seminário Menor de Braga, venceram, na categoria de “arquitetura religiosa”, o prémio ArchDaily 2019. A sugestão cultural da Brotéria desta semana é uma visita a estes lugares sagrados.