Últimas

Que lugares para a liturgia?

No caso do edifício-igreja essa compreensão aprofundada abrange um conhecimento dos ritos litúrgicos e do seu sentido, dos polos de ação, das dinâmicas de movimentação e da sua organização espacial tanto funcional como simbólica.

Notre-Dame em chamas

O que as chamas consomem em Notre-Dame é um símbolo cultural e religioso da memória coletiva. A crítica do P. João Norton ao filme recentemente estreado e que relata os acontecimentos de 15 de abril de 2019.

4º Domingo do Advento

Uma meditação do P. João Norton de Matos, sj neste quarto domingo do tempo de Advento. Todos os dias, nos canais da paróquia da Encarnação, uma meditação e pistas para rezar.

Padres à maneira dos apóstolos

Nos nossos dias a Igreja pede à Companhia que se comprometa com um modelo de “evangelização integral”, que compreenda o seu carácter sacerdotal como serviço da fé e promoção da justiça, diálogo com a cultura e o cuidado da nossa casa comum

Sábado Santo – Do vazio ao encontro

A morte de Jesus também é lugar de revelação: resume o impacto da morte na vida dos que perdem alguém; resume a dificuldade que temos em conviver com o vazio. No dia de hoje esperamos o encontro, assumindo o vazio.

O roxo e as cinzas

Exposição sobre o roxo e as cinzas está patente na Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Conta com a curadoria do P. João Norton, sj, que neste texto desvenda um pouco do que lá podemos encontrar.