200 anos de uma história alegre
Sendo inegável o seu papel como arquivo de tantas memórias, continua atual o seu nível de exigência, o seu espírito arrojado e a sua capacidade de se reinventar, mesmo atravessando períodos mais conturbados.
Sendo inegável o seu papel como arquivo de tantas memórias, continua atual o seu nível de exigência, o seu espírito arrojado e a sua capacidade de se reinventar, mesmo atravessando períodos mais conturbados.
O tema da exposição “Épico e Trágico, Camões e os Românticos” insere-se essencialmente no período de transição para o Romantismo português, durante o qual se começou a sentir um crescente fervor pela celebração da nacionalidade.
As músicas de “Transumante” são o fruto de quem se reconhece peregrino, de quem não sabe viver sem ser a caminho numa estrada habitada pelas pegadas do passado e pelos desequilíbrios do futuro, que para diante nos fazem dar mais um passo.
Esta semana, a Brotéria sugere uma visita a este mosteiro do século XII, testemunha da História e das diferentes “correntes” que atravessaram Portugal.
Fotografemos. Mas fotografemos tanto quanto isso nos ajudar a sermos mais generosos, mais sensíveis, a saber esperar e acolher as potencialidades da imperfeição.
Para esta semana, a Brotéria recomenda um artigo que dá a conhecer um exemplar escondido da arquitectura românica em Portugal: a Igreja de Santa Maria em Covas do Barroso
O livro Ágora de Ana Luísa Amaral é a sugestão da Brotéria para esta semana. Podemos ver esta experiência como uma espécie de visita guiada poética a uma exposição de 33 obras de arte, maioritariamente de teor bíblico.
Esta exposição dá-nos o privilégio de percebermos melhor as peças de mobiliário e todo o seu percurso – desde a madeira acabada de cortar até à sofisticada peça – assim passando a considerá-las também obras de arte.
Um convite ao deslumbramento: uma visita à Igreja da Encarnação em Lisboa com o olhar especialmente voltado para a escultura de Nossa Senhora da Encarnação de Machado de Castro. Fique a conhecer a atribulada história da sua encomenda.
A sugestão cultura Brotéria desta semana leva-nos à Igreja de Santa Catarina´, em Lisboa. Isabel Maria Mónica chama a nossa atenção para uma peça especial: a estante de missal namban que integra a coleção litúrgica daquele templo cristão.