Últimas

Um país de várias elites

Neste Portugal sem elite, mas de muitas elites, há uma menos visível que as outras, mas que faz o país andar para a frente. É a elite composta pelas pessoas mais insuspeitas: a da sociedade civil mobilizada.

A cidadania é um músculo que se exercita

A cidadania é um músculo que se exercita; se não a pusermos em prática, atrofia e eventualmente morre. Hábitos de cidadania saudáveis são tão importantes como o exercício físico, práticas de saúde mental, e uma vida espiritual sã.

Uma boa morte

Só depois de abraçarmos todas as dimensões da morte — antropológicas, sociais, fisiológicas, psicológicas, emocionais, legais, morais, espirituais, económicas — poderemos começar a regular de forma compreensiva todos os campos adjacentes.

Natal: a história de um parto

A ausência de violência obstétrica na gravidez e no parto não pode depender da sorte ou do privilégio. É uma questão de direitos humanos, da dignidade das mulheres grávidas e que parem.

Despolitizem-me o corpo

Queria que gostar dos nossos próprios corpos, e existir num tipo de corpo específico, deixasse de ser um ato político radical, e passasse a ser visto como algo natural e desapaixonado.