E tu, abrias a porta?
Vale a pena imaginar onde nasceria Jesus, se viesse ao nosso mundo em 2021. Quem o reconheceria? Quem se disporia a levar-lhe presentes? Quem se disporia a recebê-lo em sua casa?
Vale a pena imaginar onde nasceria Jesus, se viesse ao nosso mundo em 2021. Quem o reconheceria? Quem se disporia a levar-lhe presentes? Quem se disporia a recebê-lo em sua casa?
O mais recente fascículo da Revista Portuguesa de Filosofia assinala o 75.º aniversário da revista e o centenário do nascimento do filósofo português Júlio Fragata, sj.
Acredito que a redescoberta da filosofia como arte de pensar – sobre a vida, sobre o mundo, sobre nós próprios – pode ajudar-nos a encontrar o rumo, nas águas tumultuosas que navegamos.
A presença, na Igreja, de pessoas desequilibradas não é suficiente para explicar a magnitude do escândalo dos abusos sexuais, que inclui o encobrimento sistemático, por parte das autoridades, da conduta criminosa de padres e religiosos.
Importa reconciliarmo-nos com a nossa temporalidade, para chegar a reconhecer que o tempo é, afinal, uma bênção.
Talvez não seja exagero reconhecer em Carlos Poças Falcão um poeta teólogo, um mestre das palavras, a quem foi dado o dom de traduzir em verso a experiência de encontro com Aquele que sempre nos precede e sempre nos ultrapassa.
A Kircher Network tem como principal objetivo fortalecer o sentido de missão partilhada entre as várias instituições que compõem a rede em todos os aspetos da vida académica.
Para Harari, a história evolui no sentido da despersonalização. Para Teilhard, pelo contrário, a história do universo e da humanidade evolui no sentido da crescente personalização.
A tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga contou com a presença da Reitora da Universidade Católica, do Arcebispo de Braga e do Provincial dos Jesuítas em Portugal.
Não obstante os progressos já alcançados, muito está por fazer no que diz respeito à construção de uma cultura eclesial renovada, em linha com o Evangelho e capaz de devolver à Igreja a sua credibilidade.