Este ano, pela primeira vez em Portugal, é possível consignar 1% do seu IRS a uma instituição social – o dobro do que era permitido até agora. Esta opção permite-lhe enviar uma parte do imposto que iria para o Estado para uma associação à sua escolha, sem afetar o seu reembolso. Com um simples gesto, pode ajudar obras e organizações sociais ligadas à Companhia de Jesus a continuar a sua missão de serviço aos mais vulneráveis. Esta receita já representa uma fatia significativa do orçamento de algumas instituições, permitindo-lhes fazer mais e melhor.
Como consignar o seu IRS?
Fazer a consignação do IRS é simples:
- No momento do preenchimento da sua declaração de IRS, vá à opção “Consignação do IRS e IVA”.
- Escolha a opção “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública”.
- Insira o NIF da instituição que deseja apoiar.
- Assinale a opção “IRS”.
Com este pequeno gesto, está a transformar a sua declaração de IRS num ato solidário.
Que instituições pode apoiar?
O Ponto SJ dá-lhe a conhecer algumas das obras ligadas à Companhia de Jesus em Portugal, que partilham a missão de ajudar quem mais precisa, seguindo a inspiração inaciana. Embora só possa escolher uma instituição para a consignação do seu IRS, pode divulgá-las junto de amigos e familiares.
Associação P. Amadeu Pinto SJ (APAPSJ)
A Associação P. Amadeu Pinto, SJ (APAPSJ) é uma ONGD e obra social da Companhia de Jesus. Desenvolve as suas atividades educativas, desde 2010, no Bairro branco do Monte da Caparica, num regime pós-letivo, ao final da tarde. Desenvolve a formação humana, académica e social ao longo de todo o ano letivo. Esta formação pretende trabalhar todas as dimensões da pessoa, concretamente: académica, cultural, espiritual, lúdica, desportiva, artística e colaborativa. No ano 2024/2025 apoia 110 crianças e jovens, residentes nestes bairros. Conta com uma equipa de 14 educadores e cerca de 70 voluntários. O seu lema é: “Fazer o bem, bem feito”. Conheça melhor esta associação em https://www.cjcpap.org

Associação Pró-Infância Nuno Álvares (APINA)
A Associação Pró-Infância Nuno Álvares (APINA) é uma IPSS ligada à comunidade jesuíta e inaciana do Colégio das Caldinhas (Santo Tirso), que desde há 40 anos promove o desenvolvimento integral das crianças que frequentam a sua creche e pré-escolar. Assente na pedagogia inaciana e na metodologia de projeto, o seu trabalho continua a ser reconhecido por muitas famílias (tem na atualidade 117 crianças), instituições de formação e ensino (pedidos de acolhimento de estágios) e ainda pelo Estado (financiamento para obras de ampliação). Este financiamento não cobre o total do valor da obra, pelo que a APINA teve que se financiar externamente. Toda a ajuda é bem vinda, para que possa cumprir este compromisso. Conheça o trabalho da APINA aqui.

Brotéria
A casa de cultura dos jesuítas portugueses no Bairro Alto, aberta ao encontro com a cidade. Explora inquietações urbanas atuais a partir de múltiplos ângulos e linguagens, de forma rigorosa e profunda: em conversas, exposições, artigos, performances, seminários e workshops. Gera e acolhe programação artística, investigativa, discursiva, comunicativa e espiritual.

Centro Académico de Braga (CAB)
O Centro Académico de Braga (CAB), é um centro pastoral da Companhia de Jesus localizado em Braga. A partir de um espaço familiar e acolhedor promove, junto dos adolescentes, universitários, profissionais e famílias, boas propostas de oração e enriquecimento espiritual e humano. Organiza várias iniciativas de ajuda humanitária e de voluntariado local, de intervenção na opinião pública, ações informativas e formativas e manifestações de carácter cultural e artístico, em colaboração com instituições católicas e civis de Braga. Aqui conhece-se e experimenta-se o que é viver a fé em Jesus com coerência, alegria e compromisso com o mundo e a Igreja. #oteucentro!

O Centro São Cirilo é uma comunidade de inserção situada no Porto que tem como missão o acolhimento, capacitação e integração de pessoas e famílias, sobretudo refugiados e migrantes, em situação de vulnerabilidade social. Utilizamos uma metodologia de intervenção baseada no “Projeto de Vida”, formativo e capacitativo, de reintegração social e profissional, de forma a que as pessoas e famílias apoiadas possam, num prazo médio, autonomizar-se e sair da situação de pobreza em que se encontram.
Desde a abertura oficial, a 4 de Janeiro de 2010, o Centro São Cirilo já apoiou 11 355 pessoas, de 134 nacionalidades, e conseguiu 1294 colocações em emprego. Em 2024, acolheu no alojamento 54 utentes, serviu 8277 refeições e distribuiu 871 cabazes alimentares a 79 agregados familiares. Conseguiu 201 colocações profissionais e fez 6006 atendimentos gratuitos a 1337 utentes de 64 nacionalidades diferentes.

O Centro Social da Musgueira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1963 pelo P. José Manuel Rocha e Melo sj, que serve a população vulnerável do antigo bairro degradado da Musgueira, atualmente realojada na Alta de Lisboa. Tem como áreas de intervenção a Educação, a Saúde, a Prevenção Primária da Toxicodependência, a Ação Social, a Formação Profissional e a Promoção de Atividades ou Programas de Intervenção Comunitária. Diariamente, acolhe crianças, jovens, idosos, dependentes e famílias, que ascendem a mais de 600 utentes nos vários serviços que presta. Desenvolve ainda inúmeros projetos de integração e capacitação social.

Centro Social da Paróquia da Encarnação
O Centro Social da Paróquia da Encarnação funciona com uma Creche e Jardim de Infância. Muitas das crianças que frequentam o Centro vêm de contextos desfavorecidos e queremos oferecer-lhes a possibilidade de fazer parte de um projeto educativo de qualidade que se chama Escola no Chiado. A Música, as Artes, a Psicomotricidade e o Inglês fazem parte deste dia-a-dia para um crescimento positivo e alegre de todas as crianças.
Fundação Gonçalo da Silveira (FGS)
A FGS | Fundação Gonçalo da Silveira é uma ONGD, criada em 2004 pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus, que trabalha em Portugal e em Moçambique tendo a EDCG – Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, como ferramenta de leitura do mundo, com o objetivo de alcançar o bem comum, através de uma verdadeira justiça social. Sob o mote “Uma ponte para construir cidadania global”, a FGS apela à consignação do seu IRS para apoio na promoção da justiça social através dos seus projetos.

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD católica que trabalha há 38 anos em prol do desenvolvimento em países de expressão portuguesa, com vista à capacitação e autonomização de pessoas e comunidades. O desenvolvimento comunitário, o empoderamento da mulher, a sustentabilidade, a capacitação e o apoio ao empreendedorismo são alguns focos do seu trabalho. Atualmente conta com projetos em Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O trabalho no terreno é feito através de jovens voluntários que permanecem pelo período mínimo de um ano. Beneficiaram dos seus projetos, no último ano, cerca de 25.000 pessoas e já partiram em missão mais de 500 voluntários.

Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS)
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional que tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» as pessoas refugiadas, deslocadas à força e todas as pessoas migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 58 países no mundo. Em Portugal, o JRS é criado em 1992, e desde então, a atuação junto dos utentes tem-se desenvolvido nas seguintes áreas: apoio social, apoio psicológico, apoio médico e medicamentoso, apoio jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional e habitacional, Cursos de Língua Portuguesa e ações de formação para o emprego. Também está presente no acompanhamento a pessoas migrantes em detenção administrativa na UHSA e é responsável pela Coordenação-geral da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). No Acolhimento, distinguem-se as soluções de acolhimento do Centro Pedro Arrupe, do Centro Cristo Rei (CCR) em Vila Nova de Gaia e o Centro de acolhimento de Vendas Novas.

Faça a diferença com um simples X.
A sua consignação do IRS pode representar um apoio essencial para estas instituições, permitindo-lhes continuar a sua missão. Ajude sem gastar nada. Escolha uma obra social da Companhia de Jesus e transforme a sua declaração num gesto de solidariedade.