Academia de Verão: uma semana para aprender, rezar, pensar e debater

Durante esta semana, pretende-se que os alunos experimentem um processo de apropriação pessoal da fé, que os leve  a olhar o mundo de uma forma renovada, através do conhecimento teológico. Academia será em Braga de 3 a 10 de setembro.

Este ano vai realizar-se mais uma Academia de Verão. Esta iniciativa é organizada pelos cinco centros universitários dos Jesuítas (CAB, CREU-IL, CUMN, CUPAV e CASARÃO) e consiste numa semana para aprofundar o conhecimento teológico sobre a fé, através do imaginário de uma autêntica Universidade de Verão. Esta semana de estudos é direcionada a jovens universitários e profissionais, entre os 18 e os 30 anos e, este ano, decorrerá na Casa da Torre, em Soutelo, perto de Braga, de 3 a 10 de setembro.

Inspirada no percurso dos primeiros companheiros jesuítas no Colégio de Santa Bárbara, a Academia de Verão procurará reproduzir uma experiência de amizade e aprofundamento da fé. O método do Colégio de Santa Bárbara procurava conduzir os alunos a uma personalização cada vez maior da fé da Igreja através de aulas, conversas, oração, descanso, amizade e da experiência dos sentidos.

Assim, durante esta semana, pretende-se que os alunos experimentem um processo de apropriação pessoal da fé, que os leve  a olhar o mundo de uma forma renovada, através do conhecimento teológico.

A experiência da Academia de Verão será marcada por este imaginário de um Colégio dos Jesuítas, caracterizado pela presença de algumas personagens típicas como o reitor, o capelão, o corpo docente, os professores convidados, os tutores e o bedel.

Seguindo este conceito, os alunos serão divididos por seis Colégios, e, seis pequenas comunidades lideradas por um responsável – o bedel –  e acompanhados por um tutor. Cada colégio constitui um grupo de estudo de teologia e será responsável por uma tarefa ou atividade ao longo da semana. Tal como acontecia no tempo dos primeiros companheiros, cada colégio terá um patrono que servirá de inspiração para a comunidade.

Num dia “tipo”, os alunos terão tempos de leitura e reflexão individual, de trabalho em grupo, de conversa e discussão, de síntese pessoal, lúdicos e de oração, bem como aulas clássicas, workshops e aulas magnas.

Num dia “tipo”, os alunos terão tempos de leitura e reflexão individual, de trabalho em grupo, de conversa e discussão, de síntese pessoal, lúdicos e de oração, bem como aulas clássicas, workshops e aulas magnas.

Para saber mais sobre os professores e o plano de estudos consulte o site em www.academiadeverao22.com

As inscrições estão abertas até dia 22 de agosto.