O Colégio das Caldinhas, o colégio da Companhia de Jesus em Santo Tirso, renovou a sua imagem. Aqui fica a explicação do novo logotipo.
Trata-se de um brasão simples (sem grinaldas, mantos, elmos, tenentes, etc), de leitura óbvia, tipo “assumido” mais do que “acrescentado”. A forma triangular é uma mistura do brasão ogivaz, muito usado em Portugal no séc. passado e o brasão francês, lanceolado em bico. Integra internamente como “armas de família” a cruz de S. Nuno e o IHS, imagem iconográfica da Companhia de Jesus (as 3 primeiras letras do nome de Jesus em Grego). Os dois sinais definem a identidade e pertença. A cintura triangular está aberta, dando um toque estético de modernidade. É a porta do futuro, assinalada com o nome de Jesus, que queremos construir.
A imagem “real” das torres da fachada do Colégio que coroa o brasão evoca a fortaleza, os tempos e os lugares nos quais o Colégio das Caldinhas e, em particular o Instituto Nun’Alvres, a nossa escola mãe, foi escrevendo a sua história. A inscrição do Colégio das Caldinhas não funciona como divisa nem vem colocada sob um listel. São palavras definidores do centro educativo que somos e da agregação das suas distintas escolas. O Brasão é constituído por quatro cores: o azul evoca a condição humana, a nobreza de carácter e a eternidade. O bordeaux evoca a terra, a lealdade e a erudição. O doirado evoca a prosperidade, a sabedoria e a luz. O branco evoca a abertura, o conhecimento e a verdade.