Vocação – o testemunho do P. Duarte Rosado

A Igreja assinala o 60.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Por isso, publicamos hoje um vídeo onde o P. Duarte Rosado, jesuíta responsável pela pastoral juvenil e vocacional da Companhia de Jesus, dá testemunho da sua própria vocação.

Domingo dia 30 de abril é o Dia Mundial de Oração pelas vocações, assinalado há 60 anos pelo Vaticano. Na sua mensagem para este dia, o Papa Francisco destaca o papel de cada um “no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas”.

Lembrando os vários carismas e ministérios, Francisco desafia os católicos a deixarem-se interpelar pelas “periferias existenciais” e os “dramas humanos”, respondendo à sua própria vocação, que se pode manifestar de forma “inesperada”. E recordou o momento em que se sentiu o chamamento de Deus a que responderia, mais tarde, com o caminho para o sacerdócio: “Assim aconteceu comigo em 21 de setembro de 1953, quando, a caminho da festa anual do estudante, senti o impulso de entrar na igreja e me confessar. Aquele dia mudou a minha vida, dando-lhe uma fisionomia que dura até hoje”, indicou, partindo da própria experiência, como religioso jesuíta.

Neste dia, o P. Duarte Rosado, coordenador da PROVOCA, a pastoral vocacional dos jesuítas, partilha a sua própria experiência vocacional, contando a sua história.