Universidade de Coimbra assinala quarto centenário da canonização de S. Inácio e S. Francisco Xavier

Colóquio internacional sobre a canonização de Inácio de Loiola e Francisco Xavier decorre a 6 de abril na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dessa data até 11 de maio decorre também uma exposição documental e iconográfica.

“Teatros Hagiográficos: Santos, Mestres e Peregrinos” é o nome do colóquio organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Letras da mesma universidade e que traz a Coimbra diversos especialistas que irão analisar o contexto histórico da canonização dos dois companheiros jesuítas e o modo como esta foi recebida e celebrada no seu tempo. A participação neste encontro que decorre no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra é gratuita mediante inscrição.

Na conferência inaugural, Luis Martínez Ferrer, da Universidade Pontifícia de Santa Cruz, em Roma, estabelecerá a relação entre estas canonizações e a Reforma Católica. Numa sessão dedicada ao teatro, Margarida Miranda, da Universidade de Coimbra, e Giovanni Isgro’, da Universidade de Palermo, farão comunicações sobre peças de teatro dedicadas a esta temática. A análise de Fontes Literárias em que a canonização é mencionada ficará a cargo de Carlota Miranda Urbano, da Universidade de Coimbra, que refletirá sobre o lugar da poesia nos festejos da canonização e de Belmiro Fernandes Pereira, da Universidade do Porto, que analisará a presença da canonização de Francisco Xavier na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Nas sessões da tarde as intervenções serão enquadradas por duas temáticas distintas: as “Festas de canonização” e a presença de “Inácio de Loiola na iconografia”. As conferencias sobre os festejos estarão a cargo de Maria João Pereira Coutinho, da Universidade Nova de Lisboa, José Eduardo Franco, da Universidade de Lisboa, e Cristina Oswald, do Macau Ricci Institute. Já o tema sobre a iconografia inaciana será apresentado pelo P. António Júlio Trigueiros, sj, por Milton Pedro Dias Pacheco, da Universidade Nova de Lisboa, e Sandra Costa Saldanha e Diogo Lemos da Universidade de Coimbra.

No decorrer deste colóquio, será também inaugurada, às 14h30, na sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a exposiçãoDevoção sobre papel: Exposição documental e iconográfica no âmbito do IV Centenário da Canonização de Inácio de Loyola e Francisco Xavier (1622-2022)”. Esta exposição termina a 11 de maio. Finalmente, é ainda durante o colóquio que será revelado o vencedor de um concurso iconográfico promovido pela organização com vista à representação de Inácio de Loiola e Francisco Xavier. O concurso teve como destinatários estudantes dos Cursos de Artes Visuais do Ensino Secundário ou outros jovens entre os 15 e os 20 anos.