A edição de julho da revista “Mensageiro do Coração de Jesus” centra-se na missão pastoral dos sacerdotes. Na secção Destaque, o P. Gonçalo Castro Fonseca, sj dá o seu testemunho de missão em Damasco, na Síria, um território em guerra, onde colabora com o Serviço Jesuíta aos Refugiados.
No dossier, encontram-se pistas para a compreensão do isolamento e solidão no sacerdócio. Um trabalho de Betânia Ribeiro com base em vários documentos publicados pela Igreja, entre os quais a encíclica Sacerdotalis Caelibatus, do Papa Paulo VI, e um testemunho de vida e missão do P. Júlio da Silva Neves dos Santos, pároco de Pedrógão Grande, um território do interior que sofreu uma verdadeira catástrofe com os fogos em 2017.
Na rubrica “Humanizar-me”, o padre dehoniano António Pedro Monteiro fala da assistência a pessoas com doença e/ou deficiência, numa perspetiva de “cuidar como inteirar”, da margem que existe para “cuidar mais e melhor”, da necessidade de “todos, em todas as comunidades, investirem em construir e cultivar uma escuta ativa, uma comunicação empática e compreensiva, em que cada um alimente uma tensão constante para compreender melhor as razões do outro, colocando-se na sua pele”.
Nesta edição, Francisca Cardoso Girão recomenda-lhe o “GPS do Peregrino”. Veja porquê e fique a par de outras opiniões e propostas que já o habituaram as boas leituras.
Se quiser assinar a revista clique aqui.