Serviço Jesuíta aos Refugiados apresenta exposição “Vizinhos do Lado”

A exposição "Vizinhos do Lado”, promovida pelo JRS Portugal, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), chega em junho ao Largo Residências, em Lisboa, para mostrar a história de 21 famílias afegãs.

A exposição “Vizinhos do Lado”, promovida pelo JRS Portugal, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), chega em junho ao Largo Residências, em Lisboa, para mostrar a história de 21 famílias afegãs.  A exposição estará aberta ao público de 22 a 30 de junho, sendo a sua inauguração no dia 22 às 20h.

A recolha das histórias aconteceu por ocasião do resgate humanitário de cerca de 300 nacionais afegãos, em setembro e novembro de 2021, com o apoio do Estado Português e entidades estrangeiras, e posterior integração em dois centros de acolhimento em Fátima e Ericeira.

Estes retratos resultam da experiência de acolhimento de emergência em Centro de Acolhimento durante os meses iniciais do trajeto de integração das famílias afegãs. O tempo junto das famílias e dos técnicos de Centro promoveu a aproximação necessária para que estas histórias fossem partilhadas na primeira pessoa e escritas por uma jornalista afegã, Farkhunda Kargar, acolhida através desta missão humanitária. As fotografias são da autoria do fotógrafo Vasco Passanha.

Os 21 retratos da exposição “Vizinhos do Lado” capturam histórias de fuga, amor, ambição, secretismo, garra, por vezes alguma tristeza, mas sempre com esperança.  Este trabalho fotográfico é um convite a olhar as histórias e contextos de vida de pessoas refugiadas com curiosidade e gentileza, e em especial, a cultura afegã. As imagens foram captadas ainda em Centro de Acolhimento, hoje as famílias estão espalhadas por todo o país, estão empregadas e as crianças vão à escola, são os nossos vizinhos do lado.

As fotografias marcam o início, o ponto de partida de 21 projetos de vida, que atualmente estão a ser construídos já em residências próprias, em diferentes cidades portuguesas, do centro ao norte do país – um trabalho de proximidade e inclusão na comunidade local que conta com o apoio de equipas de voluntários, “Comunidades de Hospitalidade”, e dos técnicos sociais do JRS Portugal, que juntos trabalharam e continuam a trabalhar para o processo e autonomização deste grupo de requerentes de asilo afegãos.

A exposição é gratuita e pode ser visitada no Largo Residências, no Largo do Cabeço de Bola, em Lisboa. Esta iniciativa faz parte do Festival Bairro em Festa, que decorre 22 a 25 de junho, e vai ser possível visitar até 30 de junho no seguinte horário: quartas-feiras das 12 às 22h, quintas e sextas das 12h às 23h, sábados das 11h às 23h e domingos das 11h às 22h.