A Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) acaba de lançar um novo número: Habitar as Fronteiras do Pensamento: Os Jesuítas e a Filosofia do Séc. XX. Este livro reúne 21 textos que procuram melhorar a compreensão da relação entre os Jesuítas e a Filosofia e a importância destes para o crescimento de uma Filosofia Cristã e relativo impacto na Academia. Os vários ensaios abordam as múltiplas perspetivas filosóficas e a sua relação com as disciplinas da ontologia, da ética, do pensamento social e político e da filosofia da religião.
Segundo explicam os organizadores, na nota introdutória, “a vontade dos jesuítas de dialogar com diferentes perspetivas intelectuais é sustentada por um dos traços mais marcantes do carisma jesuíta, a saber, a convicção de que Deus pode ser encontrado e servido em todas as coisas. Assim, os jesuítas adotaram, desde o início, uma postura recetiva em relação ao mundo, com suas diferentes culturas e tendências intelectuais. Como tal, os jesuítas têm, desde o início, habitado as fronteiras do pensamento humano.”
Este número é organizado pelos padres jesuítas Bruno Nobre, Andreas Lind e João Carlos Onofre Pinto, docentes na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e investigadores no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da mesma instituição. A obra conta com a participação de vários autores notáveis como Paul Valadier, sj, Paul Gilbert, sj, Józef Bremer, sj, Domingos Terra, sj Patrick H. Byrne, Dominique Lambert entre outros.
O índice pode ser consultado online. Comprar aqui (custo 40€).
Lançamento ocorrerá no dia 7, na Brotéria, em Lisboa
O lançamento deste novo fascículo da Revista Portuguesa de Filosofia acontecerá na próxima segunda-feira, dia 7 de junho, às 19h00, na Brotéria, o centro cultural dos jesuítas em Lisboa. A sessão contará com a presença de Inês Bolinhas (Doutorada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa), Michel Renaud (Professor catedrático de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa), Ricardo Barroso (Doutorando em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa,) e P. Andreas Lind, sj, (Doutorado em Filosofia pela Université de Namur).