A Revista Portuguesa de Filosofia acaba de lançar um novo número: Filosofia da Música. Este livro, reúne vinte sete textos, que procuram melhorar a compreensão da Música e a importância desta para as nossas vidas. Os vários ensaios, abordam, as múltiplas dimensões musicais e a sua relação com a filosofia e a vida, nomeadamente, a estética, a performativa, a criativa, a emotiva e a religiosa.
Segundo explica a organizadora na nota introdutória: “A pertença mútua entre música e filosofia responde tanto à natureza da música quanto à natureza da filosofia. Já desde a Antiguidade podemos encontrar múltiplas expressões de tensões e distensões entre ambas que revelam a dualidade essencial e o carácter inerentemente relacional da música, enquanto convocam na filosofia o desafio de capturar esse singular sonoro cuja forma flui e se escapa no tempo, metáfora da própria condição humana. Nestas tensões e distensões conjugam-se namúsica dialécticas fundamentais que a constituem e a transcendem: natureza e inteligibilidade, ritmo e emoção, número e interioridade, percepção e construção, harmonia e processo, palavra e som, abstracção e sentimento.”
Este número é organizado pela Prof. Yolanda Espiña, investigadora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, a obra conta com participação de vários autores de peso como Jessica Wiskus (Aarhus Institute of Advanced Studies), Tyler Friedman (Marquette University), James Young (University of Victoria, Canada), Magda Polo Pujadas (Universitat de Barcelona), Pier Cilione (Università di Verona), Sixto Castro (Universidad de Valladolid) entre outros.
O índice pode ser consultado on line.
Custo: 30 € Comprar aqui.