A Revista Portuguesa de Filosofia acaba de lançar um novo número: Ética e Política Contemporânea: Ressonâncias Kantianas. Este livro, reúne vinte sete textos, que procuram melhorar a compreensão da relação entre a Ética e a Política e a importância desta relação para as nossas vidas. Os vários ensaios, abordam, as múltiplas perspectivas kantianas e a sua relação com a filosofia e a vida, nomeadamente, o princípio do dever, a concepção de direito, a ideia de justiça, a busca pela paz e a equidade social.
Segundo explicam os organizadores na nota introdutória: “A filosofia kantiana, tanto ao nível ético, como ao nível político, assume, hoje em dia, um interesse e uma importância cada vez maior. Por isso, há toda a necessidade e até toda urgência de estudar este filósofo no sentido de procurar as pontes que possam conciliar a ética com a política. Ou seja, o retorno à reflexão política exige também o retorno à reflexão em torno dos princípios éticos que devem orientar a práxis política. As questões éticas, morais, políticas, da justiça, do direito internacional, etc., devem ser hoje motivo de reflexão, levantando problemas que vão para lá das aparências e dos sentidos e que põem em causa o nosso modo de pensar a racionalidade.”
Este número é organizado pelo Doutor António Costa, investigador do Centro de Estudos de Filosofia de Lisboa da Universidade Católica e pelo Dr. Ricardo Barroso Batista da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, a obra conta com participação de vários autores notáveis como Kenneth R. Westphal, Nuria Sánchez Madrid (Universidade Complutense Madrid), Robert Whelan (State University of New York), Michel Dupuis (Université Catholique de Louvain), Moran Godess-Riccitelli (Tel-Aviv University), Federica Trentani (Università di Padova) entre outros.
O índice pode ser consultado on line.
Custo: 35 € Comprar aqui.