A Scopus é a maior base de dados, a nível internacional, especializada em publicações cientificas sujeitas à revisão dos seus artigos por especialistas. Reúne dados relativos a revistas cientificas, livros e atas de congressos. Publicada pelos jesuítas desde 1945, a Revista Portuguesa de Filosofia (RPF) é primeira publicação portuguesa na área da Filosofia a ser admitida nesta plataforma.
Na nota de congratulação pela entrada da RPF na sua plataforma, os responsáveis da Scopus destacam a consistência do trabalho cientifico realizado, o seu alcance internacional, a qualidade dos artigos e o cuidado com a revisão científica dos textos publicados pela RPF.
O P. Álvaro Balsas, sj, diretor-adjunto da RPF, sublinha o facto deste reconhecimento resultar “de uma trajectória de cerca de dez anos de crescimento sustentado, que foi conduzida por uma política de exigente rigor científico, cuidadosamente planeada pela Direcção da Revista”. Este jesuíta refere ainda que ao colocar a RPF num grupo restrito, esta inclusão na Scopus responsabiliza a atual direção da revista que pretende reforçar o “caminho de internacionalização crescente que a revista tem vindo a trilhar, não só para benefício dos autores que nela publicam, como também para os leitores, nacionais e estrangeiros, que continuam a manifestar renovado interesse pela nossa publicação”.
A Scopus é um dos projetos desenvolvido no âmbito da Elsevier, instituição que desenvolve a sua ação no âmbito da ciência, da tecnologia e da saúde tendo como objetivo transformar informação cientifica disponível em conhecimento acessível a um grande número de investigadores.