Revista Portuguesa de Filosofia consagra fascículo a discípulos esquecidos de Husserl

Número da RPF é dedicado à figura de Edmund Husserl e dos seus discípulos que apesar de terem um pensamento fecundo não receberam atenção merecida, aprofundado neles as questões religiosas, metafísicas, éticas e antropológicas do pensamento

A Revista Portuguesa de Filosofia acaba de lançar um novo número: Discípulos Esquecidos de Husserl. Este livro de 556 páginas reúne dezoito artigos, que procuram analisar as várias facetas do pensamento de Edmund Husserl, que continua a marcar o pensamento filosófico e teológico contemporâneo, assim como, dos seus discípulos (como Roman Ingarden, Reinach, Dietrich von Hildebrand, Hedwig Conrad Martius, Chestov, Jean-Paul Sartre, etc.) que apesar de terem um pensamento fecundo não receberam a atenção merecida, aprofundado neles as questões religiosas, metafísicas, éticas e antropológicas do pensamento destes autores. Este volume também publica um artigo Addendum de Rebecca Pawloski e do P. Andreas Lind, SJ, sobre o que a Ética de S. João Paulo II pode dizer sobre a crise dos Abusos.

Segundo explicam os organizadores na nota introdutória: “Na sequência do número sobre Edith Stein, no 80.º aniversário da sua morte em Auschwitz, dedicamos o presente número a outros discípulos esquecidos de Husserl. Recordando a famosa frase de Paul Ricoeur: “A fenomenologia é a soma da obra de Husserl e das “heresias” que se lhe seguiram”. No seu âmago, a fenomenologia poderia ser entendida como um conjunto de múltiplas variações do pensamento filosófico de Husserl, algumas das quais poderiam ser entendidas como “heresias” em relação às teses fenomenológicas originais. Algumas destas “heresias” são ainda insuficientemente exploradas, especialmente as associadas à geração de estudantes e discípulos do pai da fenomenologia.

Este número é organizado pela Professora Etelvina Nunes e pelos Padres Andreas Lind, SJ e João Carlos Onofre Pinto, SJ, todos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, a obra conta com a participação de vários autores notáveis como Claude Romano (Univ. de Sorbonne), Emmanuel Falque (Instituto Católico de Paris), Daniel Neuman (Universidade Paderborn da Alemanha), Hernández Marcelo (Universidade Pontifícia de Salamanca), Ciro Adinolfi (Instituto Católico de Toulouse), Gaetano Chiurazzi (Universidade de Turim), entre outros.

O índice pode ser consultado on-line.

Custo: 40,00 € (Podendo ser comprado em formato livro [papel] ou eBook) Comprar aqui.