03/04/2021
Sábado-santo

14ª ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO

 


 

A Páscoa aproxima-se a passos largos, mas o tempo de Quaresma ainda não chegou ao fim.

Hoje não há evangelho, não há orações, não há missa. Este é o dia do silêncio. O dia em que Jesus ainda está morto, depois de dar a sua vida por todos nós. Aproveitemos o dia de hoje para, em silêncio, fazermos um exame de consciência, e pedirmos perdão.

Escolhe um local calmo e confortável em tua casa. Senta-te ou deita-te. Fecha os teus olhos.

Primeiro passo: Agradecer
Recorda todos os objetivos que alcançaste, tudo o que te surpreendeu e quem mais te ajudou. Inteira-te de tudo o que tens e da tua sorte. Agradece a Deus tudo aquilo que Te deu. Reconhece que tudo o que viveste neste tempo de Quaresma deves entender como uma Graça de Deus.

Segundo passo: Pedir luz
Pede a Deus coragem para viver na luz, para não te deixares desanimar ou levar pelo mau feitio. Aceita os dons que recebeste e compromete-te a usá-los da melhor forma que conseguires, para que te possas aproximar cada vez mais d’Ele. Estás disposto a mostrar aquilo que vales ao mundo? Estás pronto para fazeres “grandes obras”, como disse o Papa Francisco aos jovens? Pede que Deus te dê coragem para que não te deixes levar pelo medo.

Terceiro passo: Rever
Revê este tempo de Quaresma que está a acabar. Recorda os tempos, os lugares, as pessoas com quem conviveste, os acontecimentos. Qual foi o tom geral da tua quaresma? Quais foram os sentimentos mais fortes: tristeza, alegria, raiva, paz...? O que fez sobressair esses sentimentos? Como reagiste aos acontecimentos e desafios que foram aparecendo ao longo do caminho? Onde é que sentiste a presença de Deus? Como Lhe respondeste?

Quarto passo: Pedir perdão
Recorda tudo aquilo que poderia ter sido melhor, onde a tua resposta poderia ter sido diferente. Estiveste alguma vez aquém das tuas capacidades? Houve algo que te fizesse querer sair, que te entusiasmasse ou até mesmo fizesse com que perdesses o foco? Que ações ou sentimentos te afastaram de Deus? Pede a Deus perdão e força para corrigir estas atitudes.

Quinto passo: Propor
Propõe-te a pôr em prática aquilo em que refletiste hoje, com confiança e desejo de fazer melhor, oferecendo sempre um sim aberto a tudo aquilo a que Deus te desafia.

“Ide contracorrente, fazei barulho!” (Papa Francisco aos jovens)

Texto escrito por: Teresa Joanaz & Carolina Vieira
Leitura realizada por: Teresa Joanaz
Música: Hope, Alexis Ffrench