Testemunhos

Mafalda Soares
Animadora, 2020

“Cheguei hoje à conclusão que a minha primeira colónia foi há 10 anos! Na altura em que entrei no projecto não sabia muito bem para o que é que ia… Tinha ouvido falar muitas coisas, mas Rabo de Peixe é uma realidade que não dá para explicar, só se percebe estando lá!

Fala-se muito da dura realidade de Rabo de Peixe, da violência, das drogas, da falta de amor e de princípios. Mas pouco se fala dos bons exemplos que há naquela vila. Dos pais que se esforçam todos os dias para que os filhos possam estudar e terem uma vida melhor do que as deles. Dos adolescentes que escolhem estudar em vez de estarem preocupados em arranjar um namorado e engravidar aos 16 anos. Das avós e tias que se encarregam das crianças porque os pais não o podem fazer. E, principalmente, da enorme alegria que há em todas aquelas pessoas!

Sim, Rabo de Peixe tem uma realidade difícil, mas tem também muitos “Heróis” com um coração enorme. Agora, passados 10 anos, sei de algumas crianças com quem tive, e que hoje já são jovem adultos, se deixaram contagiar pelos bons exemplos das pessoas que as rodearam…

Rabo de Peixe marcou a vida minha de uma forma especial. Guardo no meu coração cada dia que lá estive e cada sorriso que me proporcionou.”

Sara Coutinho
Animadora, 2020

“Apesar de nunca ter ido à maravilhosa vila de Rabo de Peixe, sinto que já viajei até lá diversas vezes. Através de todas as feiras, atividades de angariação de fundos, convívio e partilha com tantas pessoas fantásticas que já viveram a experiência! É incrível como a saudade e o amor estão tão vincados nos seus discursos. É incrível como esta associção nos faz crescer e nos torna pessoas melhores, atentos às necessidades do outro. E, como não podia deixar de ser, é incrível como Rabo de Peixe me faz sonhar!”

Marta Hoelzer
Acompanhamento à vila de Rabo de Peixe, 2020

“Pertencer à Associação Rabo de Peixe Sabe Sonhar é estar com os pés na terra, mas sonhar sem limite. É caminhar na direção da concretização dos sonhos. É aprender que existem diferentes formas de AMAR. É aprender que o AMOR não se transmite apenas pelo afeto, mas também pela nossa presença e constante dedicação.
Neste meu caminho conheci uma vila, no meio do oceano, onde a alegria, o abraço acolhedor se torna em abraço-casa.
Em equipa, como se nos conhecêssemos todos desde sempre, arregaçamos as mangas e trabalhamos com o objetivo de proporcionar o melhor às crianças e famílias que se cruzam no nosso caminho.
Cada vez que volto a Rabo de Peixe venho com um sorriso, uma felicidade e uma alegria incomparáveis.
Por fim, Rabo de Peixe sabe Sonhar; Amar; Acolher; Nadar; Dançar; Brincar… Sabe tudo!”