História

Em 2002, um grupo de jovens padres jesuítas visitou Rabo de Peixe e deixou-se cativar pelas famílias e pelas crianças desta Vila. Assim, surgiu o desejo de fazer uma colónia de férias no verão para as crianças desta comunidade, de forma a poderem experimentar sonhar um futuro melhor.
A Associação nasceu em 2004 por vontade da Companhia de Jesus, em conjunto com jovens ligados aos Centros Universitários da Companhia, das Escravas do Sagrado Coração de Jesus e das Irmãs Criaditas dos Pobres. Durante todos estes anos, é a vida destas crianças e das suas famílias que toca a vida deste Projeto e que continua a animar e a comprometer toda esta equipa.

Tudo começou durante o tempo de Noviciado, em Coimbra, de três agora padres jesuítas. Durante o seu Noviciado, uma das atividades dos noviços era ajudar na cantina social das Irmãs Criaditas dos Pobres. Uma das irmãs falava muito sobre Rabo de Peixe e insistia que os três deveriam visitar a comunidade delas na vila Açoreana. Vários anos depois, aquando da Missa Nova de um dos Padres em São Jorge, os três companheiros decidem fazer escala em Rabo de Peixe para verem pelos seus próprios olhos o que lhes tinha sido relatado pelas irmãs. São, então, tocados por uma realidade, à qual é muito difícil ficar indiferente e, rendidos, decidem fazer algo. Sendo conhecedores das colónias das Irmãs Escravas do Sagrado Coração de Jesus na Fonte da Prata, optam por fazer uma colónia semelhante, desta vez na ilha de S. Miguel.