Abrem-se as cortinas para as celebrações dos 20 anos da Associação Rabo de Peixe Sabe Sonhar, uma associação que nos é tão querida e que nos ensina tanto.

Ser Rabo de Peixe Sabe Sonhar é ter imaginação, é brincar, é rir até doer a barriga, é ter jogo de cintura, é sonhar com todas as conquistas, todos os sorrisos e todos os abraços, todas as noites quando a cabeça pousa na almofada, certos de que a nossa missão tem sentido e tem propósito: mostrar como é belo sonhar.

20 anos de Rabo de Peixe Sabe Sonhar significa 20 anos de puro amor, único e sem barreiras, um amor contagiado pela alegria e vivacidade da Vila que nos ensina tanto.

20 anos de Rabo de Peixe Sabe Sonhar significa 20 anos a aprendermos o que é cuidar, o que é servir, é aprendermos a sermos nós próprios, sem máscaras ou muralhas. São 20 anos em que valorizamos a vida e história pessoal de cada pessoa que se cruza connosco, contribuindo da melhor forma para o desenvolvimento geral da Vila.

De olhos postos na simplicidade e na alegria como pontes de relação, sonhamos num futuro Rabo de Peixe com o maior porto de pesca de oportunidades, onde a aposta no ensino é a ferramenta-chave para rasgar os horizontes, a amizade é a âncora que traz estabilidade e a família é a estrutura de conforto, presença, confiança e estímulo. Sonhamos um futuro Rabo de Peixe onde os valores de justiça, paz, entrega e entreajuda pairam no ar e se tornam o vício mais bonito.

Ser Rabo de Peixe Sabe Sonhar é contrariar a necessidade de ser crescido sem ainda o ser, é prolongar ao máximo a criança que há dentro de nós e deixar que viva o que não pode viver. É ter 6, 10, 13, 15, 20 ou 26 anos e corrermos como crianças, brincarmos como crianças, rirmo-nos como crianças, vivermos como crianças.

É viver num limbo entre a adolescência despreocupada e a exigência adulta de ter de tomar decisões, de começar a aprender a jogar com os valores da liberdade e da responsabilidade.

É por sonharmos isto tudo, todos os dias, que a nossa ação continua a fazer tanto sentido, porque acreditamos que é através desta presença leal que caminhamos na direção da concretização dos sonhos.

São 20 anos de colónia, de uma luz que nunca se apaga e de gente divertida. 20 anos quevivemos a agradecer, cuidar, servir e a amar.

A Vila é mágica. Os corações que nos tocam são extraordinários. Podemos não ser rapxinhos de naturalidade, mas somos rapxins de coração. Sonhamos estes 20 anos. Sonharemos mais 20!

Rabo de Peixe Sabe mesmo Sonhar e nós aprendemos todos os dias como o fazer comeles.

Carlota Silva e Leonor Conde