A Companhia de Jesus aceita inscrições para a Jornada Mundial da Juventude

A JMJ está a chegar e quem está ligado à espiritualidade inaciana (por ex. quem pertence a esta Paróquia) pode inscrever-se através da Companhia de Jesus e participar nesta grande festa com o Papa e milhares de jovens do mundo inteiro.

Já faltam poucos meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)!

A Província Portuguesa da Companhia de Jesus está a preparar-se para que todos os jovens ligados à espiritualidade inaciana possam participar neste grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Mobilizados pela Pastoral Juvenil dos Jesuítas (PAJUV), os colégios, campos de férias, centros universitários, associações juvenis e paróquias estão a organizar-se e a preparar uma proposta inaciana para participar na Jornada que decorrerá em Lisboa de 1 a 6 de agosto do próximo ano. Os jovens portugueses ligados a estas Obras inacianas devem, assim, ficar atentos a estas propostas e inscrever-se na JMJ através dos seus coordenadores locais.

Serão propostas várias formas distintas de participar na JMJ, que não tem idade mínima nem máxima de participação, embora seja recomendada para pessoas entre os 14 e os 35 anos. Cada jovem poderá participar como PEREGRINO, ou seja, como participante, ou como VOLUNTÁRIO, colaborando na organização do evento.

Uma das formas inacianas de participar na JMJ é integrando o MAGIS, que consiste numa pré-jornada e congrega jovens ligados à espiritualidade inaciana de todo o mundo. O MAGIS acontecerá nos 10 dias antes do início da JMJ, ou seja, começa no dia 22 de julho e termina no dia 31, e reunirá cerca de 2000 jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, vindos das várias províncias da Companhia de Jesus. Reunir-se-ão em Lisboa, na chamada Vila Magis e daí partirão, em pequenos grupos, para uns dias de atividade (denominados experiências) em várias zonas de Portugal e Espanha. No dia 29, todos voltarão a congregar-se em Lisboa, para uns dias de festa que culminarão com a celebração do dia de Santo Inácio, dia 31, juntamente com o Superior-Geral dos Jesuítas, P. Arturo Sosa, sj. O MAGIS tem uma quota de participantes para cada país e estarão habilitados a integrá-lo cerca de 320 portugueses. A pré-inscrição para os jovens portugueses abrirá imediatamente a seguir ao lançamento das inscrições gerais da JMJ,  através de um formulário que estará disponível no Ponto SJ e através das redes sociais da PAJUV.

Os jovens que não forem ao MAGIS poderão participar na JMJ como peregrinos, inscrevendo-se através das organizações inacianas a que pertencem, como por exemplo os colégios, os centros universitários, os campos de férias, as associações juvenis ou as paróquias confiadas à Companhia de Jesus. Depois de um primeiro encontro que decorreu ontem à noite e juntou todos os jesuítas e leigos ligados à PAJUV, marcando assim o pontapé de saída desta dinâmica global, cada Obra da Companhia ou de inspiração inaciana irá agora preparar as suas propostas. Os jovens deverão mobilizar-se localmente e ajudar a construir estas propostas.

Além destas modalidades de participação, os Jesuítas animam também os jovens a inscrever-se como voluntários, diretamente através do Comité de Organização Local (COL) da própria JMJ, ou através da PAJUV, que necessitará também de algum staff para apoiar toda a organização.

Os Jesuítas em Portugal irão ainda dinamizar algumas atividades inacianas na cidade de Lisboa, de modo a dar a conhecer aos participantes da JMJ a espiritualidade herdada de Santo Inácio de Loiola, bem como o modo de estar e de compreender o mundo da Companhia de Jesus. Será criado um espaço inaciano na cidade, por onde possam passar a Comunidade Inaciana de todo o mundo.