Grupos e movimentos
CATEQUESE
A catequese de crianças e adolescentes destina-se a iniciar os mais novos na formação cristã, no seguimento de Jesus.
O percurso é feito ao longo de 10 anos, por catecismos. Temos cerca de 220 crianças e adolescentes na catequese em mais de 15 grupos, incluindo grupos de GVX.
O calendário de atividades acompanha o calendário escolar e funciona no seguinte horário:
– Sábado: 14h15m, seguindo-se a Missa da Catequese às 15h30m.
O Grupo de jovens, que é também grupo coral conta com cerca de 20 membros, com reuniões ao fim de semana.
A catequese de adultos destina-se, sobretudo, à preparação para os sacramentos. As reuniões são aos domingos: às 10h para Batismo e 1ª Comunhão e às 12h para o Crisma.
ESCUTEIROS
O Agrupamento 802 – Pragal do Corpo Nacional de Escutas conta com cerca de 60 elementos, 12 dirigentes e 49 crianças, adolescentes e jovens. Começou em fevereiro de 1986 e atualmente tem a sua sede nas instalações da Quinta de São Francisco de Borja.
O C.N.E. como Associação Cristã vocacionada para a formação integral dos jovens procura realizar o objetivo de Sir Baden Powell: «Deixar o Mundo um pouco melhor do que o encontrámos».
https://www.facebook.com/p/Escuteiros-802-Pragal
ESPIRITUALIDADE
CVX: é uma comunidade de vida cristã. Formada por cristãos, homens e, mulheres, adultos e jovens, de todas as condições. A espiritualidade está centrada em Cristo e no método de Exercícios de Santo Inácio de Loiola e o modelo da colaboração na Sua missão é Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
O Grupo CVX Cristo Rei começou a reunir quinzenalmente a partir de 10 de fevereiro de 1999 na Igreja do Pragal para partilhar a vida e a oração e teve como 1º Guia o P. Abel Bandeira, SJ. O 2º Guia foi o P. Paulo Teia, SJ. 0 3º Guia foi o P. José Pires Lopes Nunes, SJ. Depois de uma pausa no final de 2014 e 2015, recomeçou em S. Francisco Xavier de Caparica por alguns meses a 26 de outubro de 2016 sendo o Guia, o P. Hermínio Vitorino, SJ.
Atualmente há a possibilidade de se formar um novo grupo CVX, guiado pelo P. Fernando Ribeiro, SJ.
O Grupo da Legião de Maria:
A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus por meio da santificação dos seus membros pela oração e cooperação ativa.
Na Paróquia de Cristo Rei-Pragal este grupo começou em maio de 1986.Um grupo de senhoras que já conheciam o movimento em África iniciaram um Presidiam com a ajuda do Diretor Espiritual Padre José Marques Pinto S.J.
Em 2001 tinha 12 membros ativos e 30 auxiliares, os quais colaboram nos trabalhos da Paróquia nomeadamente na Pastoral da família, da saúde, da Catequese, da esperança e sócio caritativo.
Com a divisão da Paróquia de Cristo Rei, em 15 de outubro de 2006, o grupo da Legião de Maria passou a ser da nova Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica e teve desde então como Diretores Espirituais o Padre José Pires Lopes Nunes, S.J, o Padre Hermínio Vitorino, SJ e o Padre João de Brito, S.J. Chegou a ter 32 membros ativos e 34 auxiliares que habitualmente se reuniam ao domingo às 16.00.
Na altura da pandemia, este grupo suspendeu os seus encontros.
AÇÃO SOCIAL
O Apoio Fraterno pertencente à Paróquia, teve origem em 1984 na Paróquia de Cristo Rei – Pragal sendo Pároco o Padre José Marques Pinto, SJ.
Com a compra de 4 lojas contíguas ao Centro Social Paroquial, com a ajuda de voluntários, conseguiu-se a reparação suficiente de uma das lojas para sede deste serviço. O Pároco Padre José Vicente Martins, SJ fez a Bênção e inauguração das novas instalações a 2 de novembro de 2003, conferindo também o mandato aos 12 voluntários que se prontificaram para continuar a estar disponíveis junto das mais de 250 famílias inscritas, num total de mais de 800 pessoas.
Com a divisão da Paróquia formaram-se 2 grupos de apoio fraterno, um de cada Paróquia. Atualmente o Grupo do Apoio Fraterno da Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica conta com cerca de 20 voluntários.
Agora utiliza o espaço na Rua da Bela Vista, nº10, do Centro Social Paroquial de Cristo Rei, onde se armazenam os alimentos e aí mesmo são atendidas mais de 180 famílias, aproximadamente 600 pessoas, que vem pedir ajuda. São distribuídos os frescos semanalmente e os secos mensalmente. Tem também uma sala Casa da Roupa, onde as pessoas escolhem a roupa, calçado, brinquedos, aberta 2 ou 3 vezes por semana.
O transporte de alimentos vindos dos armazéns de Palmela e de Pinhal Novo do Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal tem sido feito com a colaborante e solidária ajuda do Centro Social Paroquial de Cristo Rei.
OUTROS
Além destes grupos com carisma e espiritualidade própria, existem ainda grupos de leitores, acólitos e ministros extraordinários da comunhão, 2 coros, e visitas a doentes, um grupo de limpeza e ornamentação da Igreja.
Está em constituição um grupo de casais novos.
Além destes grupos, a Paróquia faz atendimento espiritual a todos os que vão ao seu encontro.
Organiza ainda iniciativas pontuais, como Exercícios Espirituais, conferências temáticas, 3 procissões e festa da Paróquia.