Grupos e movimentos

CATEQUESE

A catequese de crianças e adolescentes destina-se a iniciar os mais novos na formação cristã. O percurso é feito ao longo de 10 anos, por catecismos. O calendário de atividades acompanha o calendário escolar.
Atualmente, há cerca de 300 crianças e adolescentes na catequese. Os encontros são semanais, durante a manhã e tarde de sábado e a manhã de domingo.

Funcionam no seguinte horário:
– Sábado: 10:00, 11:30, 14:30, 16:30
– Domingo: 10:00

A catequese de adultos destina-se, sobretudo, à preparação para os sacramentos: Batismo, 1ª Comunhão e Crisma. Os grupos são ao sábado às 16.30 e à terça às 19h30.

Grupo de jovens conta com cerca de 20 membros, com reuniões ao fim de semana.

ESCUTEIROS

O Agrupamento 802 – Pragaldo Corpo Nacional de Escutasconta com cerca de 90 elementos, 10 dirigentes e 80 crianças, adolescentes e jovens.Começou em fevereiro de 1986 e atualmente tem a sua sede nas instalações da Quinta de S. Francisco de Borja.

O C.N.E. como Associação Cristã vocacionada para a formação integral dos jovens procura realizar o objetivo de Sir Baden Powell: «DEIXAR O MUNDO UM POUCO MELHOR DO QUE O ENCONTRAMOS»

Link agrupamento escuteiros 802 do Pragal

ESPIRITUALIDADE

Grupos bíblicos: terça-feira às 21.00 e o outro à quarta-feira às 15.30.

CVX: é uma comunidade de vida cristã. Formada por cristãos, homens e, mulheres, adultos e jovens, de todas as condições. O Grupo CVX Cristo Rei começou a reunir quinzenalmente a partir de 10 de fevereiro de 1999 na Igreja do Pragal para partilhar a vida e a oração e teve como 1º Guia o P. Abel Bandeira, SJ. O 2º Guia foi o P. Paulo Teia, SJ. 0 3º Guia foi o P. José Pires Lopes Nunes, SJ. Depois de uma pausa no final de 2014 e 2015, recomeçou em S. Francisco Xavier de Caparica a 26 de outubro de 2016 sendo o atual Guia, o P. Hermínio Vitorino, SJ. A espiritualidade está centrada em Cristo e no método de Exercícios de Santo Inácio de Loiola e o modelo da colaboração na Sua missão é Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.

O grupo da Legião de Maria: conta atualmente com cerca de 32 membros ativos e 34 auxiliares e reúne-se, habitualmente, ao domingo às 16.00.A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus por meio da santificação dos seus membros pela oração e cooperação ativa. Na Paróquia de Cristo Rei-Pragal este grupo começou em maio de 1986.Um grupo de senhoras que já conheciam o movimento em África iniciaram um Presidiam com a ajuda do Diretor Espiritual Padre José Marques Pinto S.J. e desde então nunca mais parou. Em 2001 tinha 12 membros ativos e 30 auxiliares, os quais colaboram nos trabalhos da Paróquia nomeadamente na Pastoral da família,da saúde, da Catequese, da esperança e sócio caritativa. Com a divisão da Paróquia de Cristo Rei, em 15 de outubro de 2006,o grupo da Legião de Maria passou a ser da nova Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica e teve desde então como Diretor Espiritual o Padre José Pires Lopes Nunes, S.J. Atualmente o Diretor Espiritual é o Padre Hermínio Vitorino, S.J.

AÇÃO SOCIAL

O Apoio Fraterno pertencente à Paróquia, teve origem em 1984 na Paróquia de Cristo Rei – Pragal sendo Pároco o Padre José Marques Pinto, SJ.Com a compra de 4 lojas contíguas ao Centro Paroquial, com a ajuda de voluntários, conseguiu-se a reparação suficiente de uma das lojas para sede deste serviço. O Pároco Padre José Vicente Martins, SJ fez a Bênção e inauguração das novas instalações a 2 de novembro de 2003, conferindo também o mandato aos 12 voluntários que se prontificaram para continuar a estar disponíveis junto das mais de 250 famílias inscritas, num total de mais de 800 pessoas.

Com a divisão da Paróquia formaram-se 2 grupos de apoio fraterno, um de cada Paróquia. Atualmente o Grupo do Apoio Fraterno da Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica tem como principais responsáveis o P. Hermínio Vitorino, S.J. e Graça Araújo, contando com cerca de 20 voluntários.

Agora utiliza o espaço na Rua da Bela Vista, nº10, ao lado do Centro Social Paroquial de Cristo Rei, onde se armazenam os alimentos e aí mesmo são atendidas quase 450 famílias, aproximadamente 1500 pessoas, que vem pedir ajuda. São distribuídos os frescos semanalmente e os secos mais ou menos de seis em seis semanas. Tem também uma sala Casa da Roupa, onde as pessoas escolhem a roupa, calçado, brinquedos, uma vez por semana.

O transporte de alimentos vindos dos armazéns de Palmela e de Pinhal Novo do Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal tem sido feito com a colaborante e solidária ajuda do Centro Social Paroquial de Cristo Rei.

OUTROS

Além destes grupos com carisma e espiritualidade própria, existem ainda grupos de leitores, acólitos e ministros extraordinários da comunhão, 2 coros, e visitas a doentes, um grupo de limpeza e ornamentação da Igreja.

Está em constituição um grupo de casais novos.

Além destes grupos, a Paróquia faz atendimento espiritual a todos os que vão ao seu encontro.

Organiza ainda iniciativas pontuais, como Exercícios Espirituais, conferências temáticas, 3 procissões e festa da Paróquia.