Visita Pastoral do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas

Terminou, no dia 7 de Abril, com a Eucaristia do envio, a visita pastoral do Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, à paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica.

Terminou, no dia 7 de Abril, com a Eucaristia do envio, a visita pastoral do Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, à paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica. Esta visita, como outras que D. José já realizou a outras Paróquias da Diocese, teve especial enfoque na juventude, uma vez que a Diocese está a viver um biénio/tetraénio dedicado aos jovens sob o lema “Partilha-te [em novos caminhos]“. No início deste percurso, o Bispo de Setúbal dirigiu-se aos jovens e pediu-lhes que sejam protagonistas da “partilha do Evangelho” dentro e fora da comunidade. Disse ele aos jovens, nessa ocasião: “Precisamos de vocês. Deus conta convosco para mudar este mundo e vocês não podem dizer que isso não é convosco”.

D. José Ornelas, ofereceu a cada jovem, desta Paróquia, uma cruz dehoniana (usada pelos Padres e Irmãos pertencentes à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus). Esta cruz quase equilátera – que possui os 4 lados quase iguais com um coração aberto no meio – simboliza, tal como as outras, o grande amor de Deus por nós, mas também a sua infinita misericórdia.

Durante a visita pastoral do Senhor Bispo de Setúbal à Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica, D. José teve oportunidade de estar, conversar e escutar os jovens e de lhes dizer para se deixarem invadir e conquistar pelo amor e a misericórdia de Deus que os envia ao encontro daqueles que andam afastados de Deus. Ficou o repto e o compromisso dos jovens…