O P. Francisco Martins, sj vai receber uma bolsa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para realizar um estágio de investigação com a duração de doze meses na Universidade de Notre Dame (Indiana), sob a orientação do Professor Gary Anderson do Departamento de Teologia.
A instituição de referência em Portugal é a Brotéria e o tema da investigação é “Símbolos e rituais em tempos de crise: o caso dos utensílios do templo de Jerusalém”. O projeto é investigar o impacto das crises sociais e políticas sobre o universo simbólico e os rituais religiosos, tomando como “case-study” a crise despoletada pelo exílio do povo de Jerusalém e Judá em 586 a.C. e o seu impacto sobre as instituições de culto.
A hipótese de trabalho é que a destruição do templo e o exílio aceleraram um processo de “hiper-simbolização” dos utensílios do templo – os únicos objetos que “sobreviveram” à catástrofe de 586 a. C., transformando-os numa espécie de “sacramento” da presença e ação de Deus. O jesuíta vai estudar as origens deste fenómeno com a ajuda dos textos bíblicos e da literatura dos povos circunvizinhos e acompanhar o seu desenvolvimento ao longo do período do chamado Segundo Templo (entre os séculos VI a.C. e I d.C.).
O P. Francisco Martins recebeu a bolsa na qualidade de fellow at large da Brotéria. E incluída nesta bolsa está a participação numa série de seminários e conferências organizados com a Brotéria ao longo do próximo ano letivo.