Vai ser lançada a obra Noviciado da Cotovia 1619-1759, da autoria de Francisca Branco Veiga.
Este livro teve como base uma investigação aprofundada sobre o Noviciado da Cotovia, da Companhia de Jesus, instituição fundada no local onde atualmente se situa o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC). O objetivo foi conhecer a fundo a história desta instituição religiosa e de ensino humanístico, assim como o seu edifício, no período de 1619 a 1759, por meio da análise do espólio que sobreviveu até hoje e das fontes documentais associadas.
Ao explorar a história, a arquitetura e o espaço de ensino do Noviciado da Cotovia, procurou-se compreender o papel da arte no edifício e na sua Igreja. Com base nos testemunhos materiais do período em estudo, foi feita a investigação da função da Arte Sacra nos primeiros tempos da Companhia de Jesus, situando as peças no contexto artístico da época.
O objetivo final é valorizar estas peças, com o intuito de perpetuar a memória do primeiro noviciado da Companhia de Jesus na Província Portuguesa, contribuindo para a preservação e interpretação histórica deste valioso património.
A sessão de apresentação da obra terá lugar no dia 23 de abril, às 18h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa. A sessão contará com a presença da autora, Francisca Branco Veiga, estando a apresentação a cargo de Fernando Baptista Pereira e Henrique Leitão e da Marta Lourenço, diretora do Museu, cujas reflexões enriquecerão este momento especial.
