Nova viagem do Ponto SJ: ao encontro do Oriente cristão – Inscrições abertas

Neste ano de Jubileu, celebram-se 1700 anos do concílio de Niceia, que expressa o desejo de união da cristandade. Uma excelente oportunidade para conhecer o pulmão oriental da Igreja, na Sérvia, Bulgária e Roménia. Inscrições abertas.

Neste ano jubilar, a Igreja e o mundo cristão celebram os 2025 anos da Incarnação do Verbo de Deus. O nascimento de Jesus é, para quem crê, o eixo da História humana e a Igreja, na sua milenar sabedoria, dá oportunidade aos crentes de recordar, de 25 em 25 anos, o jubiloso início da salvação. No ano de 2025, junta-se a esta efeméride o aniversário daquele que foi porventura o mais importante concílio da História da Igreja, o Concílio de Niceia. Celebrado no ano 325 da era cristã, nesta cidade da Ásia Menor (hoje em dia, Turquia), o Concílio de Niceia definiu os termos nos quais ainda hoje os cristãos professam a sua fé. O credo de Niceia (ou Niceno-Constantinopolitano), que os fiéis católicos repetem todos domingo na missa, dá expressão ao desejo de unir toda a Cristandade na afirmação do mistério do amor que Deus é e realiza na História.

Inspirado por este duplo aniversário, o Ponto SJ decidiu organizar uma viagem cultural e religiosa ao encontro das Igrejas e dos cristãos do Oriente, que partilham a mesma fé na Encarnação do Verbo e se reconhecem no legado de Niceia. Na feliz expressão de São João Paulo II, trata-se de descobrir e aprender a apreciar o “pulmão oriental” da Igreja cristã, na qual uma milenar tradição litúrgica inspirou e continua a inspirar uma arte rica em espiritualidade e uma experiência eclesial vibrante e diversa nas suas expressões.

Viagem ao Oriente Cristão será entre os dias 5 e 14 de setembro de 2025 e será acompanhada pelos padres jesuítas Francisco Martins e André Bressane de Oliveira, especialistas em Bíblia e História Antiga e Igrejas do Oriente.

A viagem realizar-se-á em setembro (de 5 a 14 de setembro) e terá como destino a Roménia, a Bulgária e a Sérvia, três países dos Balcãs com uma longa tradição cristã. Começando por Bucareste, passando por Sofia e terminando em Belgrado, a viagem incluirá a visita de lugares como o Palácio Real de Bucareste, o famoso Mosteiro Ortodoxo de Stavropoleos, o “castelo do Conde Drácula” em Brasov, a Igreja búlgara da Boyana e a fortaleza e o parque Kalemegdan de Belgrado. A viagem proporcionará ainda o encontro com as comunidades e a vida litúrgica das diferentes Igrejas ortodoxas presentes nestes territórios, num esforço por transformar esta viagem cultural e religiosa numa ocasião propícia à experiência da diversidade como umas das virtudes tanto da construção comum da identidade europeia como da mundividência cristã.

Nesta viagem, seremos acompanhados pelos Padres Francisco Martins, sj e André Bressane de Oliveira, sj. O P. Francisco Martins é atualmente professor na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e especialista em Bíblia e História Antiga. O P. André Bressane de Oliveira é professor no Pontifício Instituto Oriental de Roma—a mais importante instituição universitária católica dedicada ao estudo das Igrejas do Oriente—e especialista na História da reflexão teológica sobre o mistério de Cristo. Como em viagens anteriores do Ponto SJ, oferecer-se-á aos participantes sessões de preparação nas quais especialistas convidados apresentarão brevemente a história da região, os atuais desafios políticos e sociais, o percurso histórico das diversas Igrejas cristãs e as questões teológicas que continuam a suscitar debate.

Contamos consigo ao encontro do Oriente cristão!

Todas as informações estão disponíveis no site aqui.

INSCRIÇÕES AQUI

Mais informações através do email [email protected]