Nova edição bilingue da Ratio Studiorum

A nova edição do Modelo Pedagógico dos Jesuítas, publicada pela Axioma, vem colmatar a necessidade de divulgar este memorável documento histórico, que mantém grande relevância não só para os colégios jesuítas como para a própria pedagogia.

Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia acaba de lançar um novo livro: Ratio Studiorum da Companhia de Jesus: Regime Escolar e Plano de Estudos. Trata-se de uma edição bilingue, cuja versão portuguesa e notas explicativas ficaram a cargo da Prof.ª Dr.ª Margarida Miranda (Universidade de Coimbra). O livro vem acompanhado de um prefácio do P. Luiz Fernando Klein, sj, uma introdução geral à obra redigida pela tradutora e um texto complementar do P. José Manuel Martins Lopes, sj.

Segundo explica a Prof.ª Dr.ª Margarida Miranda na Nota Prévia: “Porquê a publicação de um texto latino com mais de quatro séculos, num contexto em que as instituições escolares se encontram tão apartadas do modelo de ensino por ele representado…? A primeira razão é a importância que este texto exerceu na educação de muitas gerações de humanistas e intelectuais de toda a Europa. O texto da Ratio é um texto fundador. Urge, além disso, fazer uma leitura moderna da Ratio à luz dos mais recentes progressos das ciências da educação, e ela só é possível com o conhecimento do texto. O conhecimento desta fonte interessa, pois, não só a historiadores mas também a pedagogos e professores, bem como aos especialistas de ciências da educação.”

O P. José Lopes, SJ, acrescenta também: “A Ratio Studiorum, hoje, pode ajudar o mundo da Escola, porque ela se centra no encontro pessoal entre o educador e o educando, num processo contínuo de interacção e comunicação; porque, ao individualismo, responde com a colaboração, com a ajuda recíproca, com o sentido de comunidade no aprender, como treino para o viver; porque quer que o aluno seja capaz de aprender a aprender por si próprio, durante toda a vida, que seja activo, interessado, participativo no processo educativo, e não mero recipiente de informações, pois é o aluno, cada aluno, quem aprende e o primeiro responsável pela sua educação; porque ensina e valoriza a generosidade, o trabalho em equipa, a solidariedade; porque apela a uma educação integral, onde o aluno é convidado a desenvolver, equilibrada e harmonicamente, todas as suas faculdades intelectuais, afectivas e volitivas; porque ensina que o homem, todo o homem, tem uma vocação sobrenatural. Nesta justa medida, e porque quer ensinar a saber viver e a viver bem, pode dizer-se que a Ratio Studiorum está hoje tão viva como na época que a viu nascer.”

O índice e a nota introdutória podem ser consultados on line.

Custo: 35 € Comprar aqui.