Mundo infinito dos livros – minisérie da Brotéria estreia na RTP2

O Mundo Infinito dos Livros é o nome da rubrica que convida a explorar a riqueza do património da centenária biblioteca da Brotéria. O primeiro episódio estreou hoje. Todas as quartas-feiras na RTP2 até 15 de janeiro.

A Brotéria estreou hoje na RTP2 uma minissérie de sete episódios dedicada aos livros da sua biblioteca centenária. O Mundo Infinito dos Livros é o nome desta rubrica que convida a explorar a riqueza do património intelectual da Brotéria, distinguido recentemente com o Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva. Em cada episódio, Teresa Nicolau conversa com dois convidados que desafiam a pensar, debater e reelaborar o mundo atual, partindo da cultura de outros tempos, preservada nos livros desta biblioteca centenária e viva.

Esta série foi gravada na Brotéria e todos os livros apresentados encontram-se disponíveis para consulta na sua biblioteca.
O primeiro episódio foi para o ar esta madrugada, pouco depois da meia-noite. O próximo será já no dia 11 e depois nas quartas-feiras seguintes.

Episódio 1Summa Angelica. 
No primeiro episódio da temporada, Teresa Nicolau conversa com Mané Peixoto e Francisco d’Orey Manoel sobre o incunábulo Summa Angelica. História, processos e design de publicações do livro antigo, criam diálogo sobre os segredos que estas obras escondem e o legado que nos apresentam.
Episódio 2Collegium abbreviatum
Neste segundo episódio, Carlos Fiolhais e Henrique Leitão juntam-se a Teresa Nicolau para falar sobre a história da matemática, física e filosofia, acompanhados por dois exemplares de livro antigo da biblioteca da Brotéria: Collegium abbreviatum (1750) e Tratado de Mathematicas (1573).
Episódio 3 – Livros proibidos
Hermenegildo Fernandes e P. Manuel Cardoso SJ abrem diálogo para falar sobre o índex dos livros proibidos, censura e a perseguição da liberdade de expressão em obras impressas.
Episódio 4Cartas edificantes y curiosas
Teresa Nicolau recebe Isabel Murta Pina e João Paulo Oliveira e Costa para falar sobre a Companhia de Jesus, as missões, expulsão e o seu contexto histórico e literário, acompanhados pelos exemplares Relação anual das cousas (1603) e Cartas edificantes y curiosas (1763).
Episódio 5Ratio Studiorum
Madalena Tamen e Vasco Cardoso partilham a sua visão sobre educação, cultura e a importância de livros e publicações na aprendizagem, com especial atenção a instituições jesuítas em todo o mundo, desde o século XVI até à supressão da Companhia. Neste episódio, pegamos no exemplar da Ratio Studiorum (1598).
Episódio 6 Sermões do P. António Vieira
P. António Júlio Trigueiros, sj e Pedro Moura falam sobre a primeira edição de Sermões do P. António Vieira (1679), um dos ‘tesouros’ da biblioteca da Brotéria. O valor da imagem, o seu legado e interpretações literárias e artísticas enchem este episódio de curiosidades e histórias deste exemplar do fundo de livro antigo.
Episódio 7Para instrucsaõ de pesoas curiosas
Neste último episódio, Fernanda Botelho e Francisco Malta Romeiras falam com Teresa Nicolau do livro Para instrucsaõ de pesoas curiosas, abrindo espaço de reflexão sobre a história da Brotéria, o seu passado ligado à botânica, literatura, cultura e história com a Companhia de Jesus.