Jesuítas terão novo sacerdote

João Manuel Silva, que será ordenado sacerdote no domingo, em Braga, diz que quer ser um padre que fala aos homens deste tempo sobre a misericórdia e o amor de Deus.

A Companhia de Jesus em Portugal vai ter mais um sacerdote. O jesuíta João Manuel Silva será ordenado padre no próximo domingo, dia 14, às 15.30 na Cripta da Basílica de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga. Esta ordenação tem lugar na mesa cerimónia em que serão ordenados os futuros sacerdotes da Arquidiocese de Braga: Fernando Jorge Carneiro, José Tiago Varanda e Vítor Hugo Gonçalves. A celebração será presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e contará com a presença do Provincial dos Jesuítas, P. José Frazão Correia, bem como de muitos jesuítas, familiares e amigos.

João Manuel Silva nasceu em Braga, em Braga em 1984, onde viveu até 2008, ano em que entrou na Companhia de Jesus. Antes, licenciou-se em Direito na Universidade do Minho (2007). Já como jesuíta, estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, trabalhou no Colégio da Imaculada Conceição em Cernache (Coimbra) e estudou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma, onde foi ordenado diácono em Abril de 2018. Atualmente vive em Boston, onde prossegue os seus estudos na área da Moral Pessoal.

Para o jesuíta, este é um momento especial que marca um percurso pessoal e formativo longo e exigente. A poucos dias da sua ordenação, confessa que “gostava de ser um padre capaz de mostrar a misericórdia de Deus aos homens e mulheres do nosso tempo”. João Manuel recorda as palavras de uma pagela de São Cláudio La Columbiere (santo jesuíta), que tem inspirado a sua oração neste momento da ordenação: “esta oração diz que muitos gostam de sublinhar a omnipotência e as leis de Deus. Eu prefiro sublinhar a misericórdia e amor de Deus.”

O novo sacerdote celebrará a sua missa nova na semana seguinte, dia 20 de julho, às 18.00 na Igreja Paroquial do Divino Salvador de Nogueiró, em Braga.

No ano passado, a propósito da semana das vocações, o João Manuel deu o testemunho no Ponto SJ. Pode ser recordado aqui.