Os jesuítas em Portugal lançaram um serviço de formação inaciana. O objetivo é divulgar e partilhar, de maneira estruturada, a herança da Companhia de Jesus em quatro áreas fundamentais: pedagogia inaciana, espiritualidade inaciana, liderança inaciana e discernimento.
Ao longo do ano serão desenvolvidos módulos de formação que possam “contribuir para uma maior eficácia e fecundidade apostólicas, das obras e instituições da Companhia e da Igreja, com impacto relevante na sociedade”, explica o P. Domingos de Freitas, sj, responsável por este setor. Nestas formações serão aprofundadas as ferramentas e práticas inacianas como o exame, o paradigma pedagógico inaciano ou o discerminento.
Estas formações têm como destinatários os colaboradores das obras e setores da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, os educadores dos colégios jesuítas e inacianos, os membros da Comunidade de Vida Cristã (CVX), bem como obras, movimentos eclesiais e pessoas de outras comunidades.
“Há o desejo, sempre insatisfeito, de que as obras apostólicas jesuítas e inacianas se caracterizem por um modo de proceder próprio que as identifiquem como estando alinhadas por um conjunto de valores, critérios, instrumentos e metodologias diferenciadoras.”
A Casa da Torre, em Soutelo, e a Casa de Exercícios de Santo Inácio, na Praia Grande, integram nos seus respectivos Programas 2018-2019 um conjunto de possibilidades formativas nas dimensões acima referidas, abertas ao público em geral. Basta fazer a inscrição de acordo com o interesse pessoal.
No entanto, o Serviço de Formação Inaciana está disponível para acolher pedidos e solicitações concretas que se ajustem às necessidades formativas das pessoas que colaboram nas obras jesuítas e inacianas em Portugal, e outros movimentos ou grupos eclesiais. Essa flexibilidade diz respeito tanto às datas/calendário, bem como aos conteúdos formativos e sua duração.
O P. Domingos Freitas, sj, diz que “há o desejo, sempre insatisfeito, de que as obras apostólicas jesuítas e inacianas se caracterizem por um modo de proceder próprio que as identifiquem como estando alinhadas por um conjunto de valores, critérios, instrumentos e metodologias diferenciadoras.” Deste modo, acrescenta, “há marcas distintivas desse proceder inaciano que não podem ficar invisíveis nem passar despercebidas quando se entra numa instituição jesuíta ou inaciana”.