Jesuíta queniano assassinado no Sudão do Sul

P. Victor-Luke Odhiambo, sj foi assassinado esta madrugada na residência dos jesuítas em Cueibet, Sudão do Sul. Desconhecem-se as razões do assalto à residência dos jesuítas, bem como os assaltantes. P. Geral já lhe prestou homenagem.

O P. Victor-Luke Odhiambo, sj, jesuíta queniano da Província da África Oriental, foi assassinado esta madrugada (00:02 locais, meia-noite em Portugal) em Cueibet, no Sudão do Sul, na residência dos jesuítas naquele local. O P. Victor-Luke tinha 62 anos, era o Superior Interino dos jesuítas que viviam na residência em que foi assassinado e também reitor da Escola Superior de Educação Mazzolari.

Desconhecem-se as razões que terão levado ao assalto da residência e ao assassinato, bem como os autores do crime. Na altura em que foi morto o jesuíta estava na sala de televisão da casa, enquanto os restantes companheiros já se encontravam a dormir. Assim que ouviram os tiros, accionaram o alarme mas já não foi possível prestar-lhe assistência. Os restantes jesuítas encontram-se bem.

O P. Geral, Arturo Sosa, já veio expressar a sua consternação perante esta notícia. Numa carta enviada o Provincial desta região, publicada no site da Curia Geral, o Superior da Companhia presta ainda a sua homenagem ao jesuíta falecido.

As atividades dos jesuítas no Sudão do Sul estão especialmente ligadas à educação.

O P. Victor-Luke Odhiambo, SJ estava no Sudão do Sul há 10 anos. Tinha 62 anos e era jesuíta há 40. O seu funeral terá lugar no fim de semana em Rumbek. O corpo foi transladado para o hospital desta cidade onde os jesuítas também têm uma comunidade.