Centro Académico recorda 132 anos a formar jovens cristãos em Braga

Centro Académico de Braga juntou várias gerações de cabistas para um momento de convívio e memória. Neste evento, falou-se também do futuro e foram anunciadas as novas iniciativas propostas pelo CAB e abertas à cidade.

O Centro Académico de Braga (CAB) organizou no dia 6 de janeiro o I Encontro Cabista. Este evento juntou muitas das pessoas que passaram por esta instituição da Companhia de Jesus ao longo dos anos. Há 132 anos que o CAB se dedica à formação humana e cristã da juventude da cidade de Braga.

O encontro iniciou-se no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, e terminou nas instalações do CAB com um verde de honra servido aos cabistas que se fizeram presentes. Coincidiu com a apresentação da missão renovada do CAB que, nos últimos anos, tem aberto o seu programa a outros públicos para além do universitário. Atualmente, dinamiza atividades para crianças e jovens, universitários, jovens trabalhadores e famílias. A novidade apresentada foi um conjunto de iniciativas abertas à cidade, tendo por tema as intenções de oração mensal do Papa Francisco, que constituem grandes desafios para o mundo e para a missão da Igreja.

No I Encontro Cabista reuniram-se pessoas de várias gerações, que encontraram uma oportunidade para partilhar e recordar as boas memórias e as amizades feitas ao longo de tantos anos. Para ajudar a reavivar esta memória, o P. Manuel Vaz Pato sj, antigo diretor do CAB e que acompanhou várias gerações de cabistas, fez uma breve conferência sobre a história do CAB e o que esta obra da Companhia de Jesus trouxe e continua a trazer a tantos bracarenses.

No seguimento de uma tradição de vários anos, o encontro foi abrilhantado pelos cantares de Reis da Rusga de São Vicente, da qual muitos membros foram marcados pelas atividades do CAB. Procedeu-se ainda à inauguração oficial do salão do CAB, que passará agora a chamar-se Salão Tino Gonçalves.