Animadores
O animador de Gambozinos é todo e qualquer voluntário que dá o seu tempo, sob as mais diversas formas, ao serviço dos Gambozinos. Seja animando e orientando um grupo do Núcleo Norte, Oeste ou Sul durante o ano, ou um campo de férias no Verão, seja preparando as Orações Mensais, ajudando na Assembleia-Geral ou participando na Direção dos Gambozinos.
Não existe só uma forma, tempo ou lugar para se ser animador de Gambozinos. Se quiseres participar, entra em contacto com um dos núcleos e descobre a tua forma de ser animador.
Porquê animador e não monitor? A palavra ânimo vem do latim animus, associada ao início da vida espiritual e intelectual do homem. É a vida, razão, o espírito e a vontade. Da mesma forma, um animador é aquele que ‘dá ânimo’ e ‘anima’ o outro, ajudando-o a crescer. Não queremos ter apenas monitores de campos de férias ou de jogos divertidos, queremos voluntários, com vontade, que procurarem este ‘ânimo’ para si e para os outros, que ajudem os outros a crescer ao mesmo tempo que completam a sua formação.
É por isso que apostamos, ao longo do ano, no acompanhamento dos animadores: avaliamos os campos de férias e o trabalho realizado por cada Núcleo; debatemos novas ideias e propostas de melhoria, oferecemos formação espiritual e católica.
FORMAÇÃO DE ANIMADORES
Assembleia Geral
Fim de semana de avaliação
Fim de semana no qual cada grupo de animadores de cada campo se reúne para avaliar o campo.
Oração Mensal
RAIO
Exercícios Espirituais
Formação das Direções de campo
Formação nos Núcleos
Formação focada e dirigida aos animadores de cada Núcleo, através de workshops, serões lúdicos e propostas de oração e partilha.
COMO TE PODES TORNAR ANIMADOR DE GAMBOZINOS?
Neste momento, não estamos a recrutar novos animadores. No entanto, se quiseres descobrir mais sobre a nossa Missão e sobre como ajudar, podes entrar em contacto connosco através da nossa página de Instagram ou mail institucional.