FGS organiza encontro sobre Educação para a Cidadania

Este encontro, que será no dia 22, é dinamizado pelo projeto Educação para a Cidadania, que, desde 2019, tem promovido a intervenção neste âmbito, a partir da relação entre ONG e escolas de três territórios: Damaia, Gondifelos e Porto Santo

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em parceria com outras instituições, está a organizar o encontro “Dentro e Fora da Caixa – ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania”, que decorrerá no dia 22, sexta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Um encontro dinamizado pelo projeto Educação para a Cidadania, que, desde 2019, tem promovido a intervenção neste âmbito, a partir da relação entre ONG e escolas de três territórios distintos: Damaia (Amadora), Gondifelos (Vila Nova de Famalicão) e Porto Santo.

Este encontro pretende dar a conhecer os resultados do projeto-piloto desenvolvido na área da Educação para a Cidadania em 3 territórios distintos (Damaia, Famalicão e Porto Santo) durante 3 anos. Um projeto composto por uma componente de investigação e uma componente experimental focada no 3.º ciclo e cujas preocupações se encontram alinhadas com as que se encontram presentes na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Este projeto foi desenvolvido a partir da cooperação entre ONG e escolas que em conjunto experimentaram diferentes práticas e abordagens de educação para a cidadania.

Para além deste objetivo, o encontro pretende disseminar e inspirar práticas de Educação para a Cidadania em contexto escolar e contribuir para as políticas públicas na área da Educação para a Cidadania.

O projeto “Educação para a  Cidadania” é uma iniciativa do programa Cidadãos Ativ@s promovido pela  Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, e implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP).