A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (centro regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa) promove duas conferências alusivas ao Beato Miguel de Carvalho, missionário jesuíta natural de Braga (1579) e martirizado em Omura, Nagasáqui (1624, há 400 anos). O evento comemorativo decorrerá na Aula Magna da Faculdade, na próxima sexta-feira, dia 25 de outubro, pelas 18h00, com o seguinte programa:
– «Braga há 400 anos (séc. XVII)» – Professor Miguel Bandeira;
– «A missão e o B. Miguel de Carvalho» – Arcebispo Primaz de Braga D. José Cordeiro.
Estas conferências encerram as comemorações do IV Centenário do Martírio do Miguel de Carvalho (25-08-1624) e III Centenário do Teto do Salão Nobre do Museu dos Biscainhos (1724). São parceiros da comemoração: a Província Portuguesa da Companhia de Jesus; a Faculdade de Filosofia de Filosofia e Ciências Sociais, que antes da Fundação da Universidade Católica Portuguesa teve o nome de Instituto Filosófico Beato Miguel de Carvalho; e o Museu dos Biscainhos, que pertenceu à família do ilustre jesuíta.
O Beato Miguel de Carvalho, juntamente com outros quatro jesuítas portugueses, insere-se num grupo de 205 cristãos martirizados no Japão. Foram beatificados em 1867, decorrendo atualmente em Roma o processo de canonização.
Para conhecer melhor a sua história, missão e martírio, visite esta página.