Inaugurou esta semana na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a exposição bibliográfica e documental em homenagem ao professor e investigador, P. Júlio Fragata, sj. A mostra vai estar disponível para visita até ao dia 31 de outubro.
Em contexto do ciclo de conferências: “Conhecer Braga através das suas instituições, ilustres bracarenses e do seu património”, a vida do P. Júlio Fragata, sj vai ser relembrada no dia 26 de outubro, pelas 18:00 horas, através das intervenções da investigadora Maria Teresa Fragata; Maria da Conceição Azevedo (UTAD) e José Gonçalves Gama (UCP). Neste encontro vão ser abordadas três dimensões: Da Verdade à Sabedoria; A morte no pensamento do Padre Júlio Fragata e Uma lição de Ciência e de Vida.
Para além de um notável pensador filosófico e humanístico, o jesuíta destacou-se na área da pedagogia pelo extraordinário serviço prestado à causa do ensino em Portugal, em particular à expansão do ensino superior universitário. Distinguia-se pelo seu perfil dedicado, disponível e simples.
Da sua obra escrita podemos encontrar: A Fenomenologia de Husserl como Fundamento da Filosofia; Problemas da Fenomenologia de Husserl; Noções de Metodologia; entre inúmeros artigos publicados em diversas revista, em particular a Revista Portuguesa de Filosofia da qual foi diretor, entre outras publicações conjuntas com outros autores.
Recorde aqui um testemunho sobre a sua vida publicado no Ponto SJ por ocasião do seu centenário:
Porque «Ser» é Ser-Para-Sempre: A Cem Anos do Nascimento do P. Júlio M. Fragata, SJ – Ponto SJ
Morada: Rua de S. Paulo, nº1 4700-042 Braga