A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga), da Universidade Católica Portuguesa, inaugurou na sua Biblioteca Padre Júlio Fragata, no passado dia 2 de novembro, a exposição “Aos Ombros de Gigantes”. Pretende-se com ela homenagear os padres jesuítas que foram professores da faculdade ao longo dos seus mais de 55 anos de história.
A exposição apresenta fotografias e pequenas notas biográficas de sete sacerdotes jesuítas que foram professores desta casa. A acompanhar surgem também outros testemunhos da sua herança intelectual, que ilustram o contributo dos jesuítas para o pensamento e formação filosófico-humanística em Portugal configurados em alguns dos seus livros e documentos de referência.
Entre os padres jesuítas homenageados, encontram-se nomes como o do padre Lúcio Craveiro, primeiro reitor eleito da Universidade do Minho, o padre António Freire, considerado um dos maiores latinistas do seu tempo, o padre Júlio Fragata, um dos pioneiros da Fenomenologia em Portugal, o padre Bacelar Oliveira, primeiro Reitor da UCP, o padre João Mendes, um dos grandes eruditos da literatura portuguesa, o padre Roque Cabral, um pioneiro na área da Bioética, e o padre Alfredo Dinis, que se dedicou ao diálogo entre Ciência e Fé.
A apresentação está disposta ao longo dos pilares da biblioteca como metáfora da transmissão do conhecimento aos ombros dos gigantes até nós. A mesma é modular e fácil de transportar, como sinónimo da disponibilidade e capacidade de adaptação dos jesuítas.
A exibição, concebida para homenagear as grandes personalidades jesuítas, primeiros fundadores desta instituição universitária, irá crescer ao longo do ano com a inclusão de novas figuras de relevo. A mesma foi concebida pela professora Ana Paula Pinto e pelo Diogo Marques Gaspar sj, com a curadoria da aluna de filosofia Luísa Lisboa.
A exposição “Aos ombros de gigantes” estará patente na Biblioteca da Faculdade até ao dia 3 de março de 2024, passando a partir dessa data a estar exposta noutros espaços.